Terapia com as mãos

Dia do Massoterapeuta: profissão traz benefícios para saúde mental e física

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 24/05/2024 às 19:00.
Jaime Kenji Takei é formado em massoterapia pela Escola Minamoto do Japão, situada em Osaka, desde 2005 (Leonardo Queiroz)

Jaime Kenji Takei é formado em massoterapia pela Escola Minamoto do Japão, situada em Osaka, desde 2005 (Leonardo Queiroz)

Neste sábado (25), é comemorado o Dia do Massoterapeuta, uma data que homenageia os profissionais especializados em aliviar dores musculares, seja por meio de técnicas terapêuticas ou relaxantes. As massagens relaxantes, especialmente após um dia intenso de trabalho, são amplamente apreciadas e eficazes no tratamento de dores incômodas.

A massoterapia nada mais é do que o tratamento terapêutico feito por massagens manuais e seus benefícios veem com resultados das práticas holísticas, onde o profissional pode atuar em diversas áreas, como no esporte, em clínicas de estética, spas ou hospitais terapêuticos.

Atualmente residindo em Montes Claros, Jaime Kenji Takei é formado como massoterapeuta pela Escola Minamoto do Japão na cidade de Osaka desde 2005. O profissional conta que desenvolveu uma nova metodologia onde os estímulos estão direcionados mais para a saúde, trazendo o entendimento da área médica. “Não estamos aqui para substituir a medicina tradicional e sim somar. Tudo pode ser tratado desde que não tenha contraindicação médica, doenças transmissíveis de pele, aversão ao toque e, no caso da nossa metodologia, o cliente não tenha os pés”, conta.

Jaime acrescenta que, hoje, divulga com muita propriedade os estímulos para auxiliar nos tratamentos alopáticos de doenças, acelerando sua eficiência e diminuição dos efeitos colaterais. “Já fiz atendimentos a clientes com diabetes, colesterol, síndrome do pânico, cânceres, outros tipos de síndromes, angioedema, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, enfim, vários tipos de problemas. Com nossa metodologia, conseguimos bons resultados”. 

Para o massoterapeuta, o principal motivo da procura pelo seu trabalho são as dores em geral. “A Reflexo Terapia Podal Chinesa é a técnica que usamos pela Takei Massoterapia Oriental como forma de estímulos para a saúde. Através dos pontos dos pés, estimulamos a fortificação da estrutura corpórea, retirada de toxinas e organização das funções dos órgãos, trazendo o equilíbrio e a sensação de bem-estar. É a mesma que é feita nas calçadas da China. Essa técnica pode ser mesclada com as de relaxamento do corpo, como a Body Care ou o Óleo Massagem Oriental. Possuímos também as técnicas de Shiatsu Samurai, Bambu Terapia, Quick Massagem que são também de relaxamento profundo e as complementares como o Katayotsuikiro (criada por mim), alongamento e o Tracionamento. Temos também uma técnica especial para atendimentos em grávidas”, comenta.  
  
TERAPIA
Edwirgens Almeida, de 46 anos, conta que a massagem é uma das questões mais importantes no tratamento das dores. “Há nove anos eu faço massagem e, por sofrer com fibromialgia e outras doenças de ordem reumatológicas, a massagem tem sido fundamental para que eu consiga ter um pouco mais de tranquilidade, um pouco mais inclusive de flexibilidade”, conta.

“Eu sempre faço a massagem que é drenagem e também a relaxante. E, quando estamos com crise de fibromialgia, ficamos sempre afetados pelas questões de tensão e para mim a massagem é indispensável no tratamento da fibromialgia. Sabemos que temos outros mecanismos de ajuda, como o Pilates, sessões de alongamento, meditação, acupuntura, mas a massagem para mim é uma das questões mais importantes”, completa Edwirgens. 
 
PICS
Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são métodos terapêuticos voltados para a prevenção de problemas de saúde e para a promoção e recuperação do bem-estar. Essas práticas destacam a importância da escuta acolhedora, da construção de vínculos terapêuticos e da interação entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade. Institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), essas abordagens são atualmente oferecidas de forma integral e gratuita pelo SUS, que disponibiliza 29 procedimentos de PICS à população, incluindo diversas modalidades de massagens.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por