Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, aproximadamente 90 mil candidatos à carteira de motorista têm até hoje, terça-feira, para marcar exames de direção. Caso contrário, serão canceladas pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), todas às etapas do processo de habilitação já cumpridas, como os exames de legislação, médico e psicotécnico.
O órgão começará a aplicar a Resolução 168 do Contran - Conselho Nacional de Trânsito, que encurta de cinco para um ano o prazo para conseguir o documento de habilitação. Vencido este prazo, todos os testes feitos pelo candidato perdem validade.
De acordo com o setor de habilitação da polícia civil em Montes Claros, em vez de pauta o nome agora é Boletim de Resumo. A nova medida do Detran é direcionada para quem foi aprovado na avaliação médica antes de 25 de julho do ano passado.
O Detran-MG esclarece ainda que os candidatos em condições de fazer o exame de rua devem agendá-lo, mediante o pagamento de taxas, pelas auto-escolas.
Os exames serão feitos até o dia 5 de agosto na maioria das cidades de Minas. Quem for reprovado não terá que recomeçar todas as etapas.
Esta nova exigência está em vigor desde 22 de junho de 2006 em diversos estados. Para repetir exames já feitos, o candidato afetado pela medida terá que pagar todas as taxas.