Nos últimos anos, o número de furtos dentro dos ônibus de transporte coletivo urbano deixou a população montes-clarense assustada. Dados da polícia militar apontam que esses números permanecem crescendo. Em 2004 foram registrados 83 furtos dentro dos coletivos; em 2005 foram registrados 99 furtos; nos dois primeiros meses deste ano, janeiro e fevereiro, foram registrados dois furtos. Mas somente ontem, quinta-feira, duas pessoas tiveram suas carteiras de bolso furtadas dentro de coletivos.
Antônio Carlos Mendes teve sua carteira de bolso - contendo seus documentos pessoais, R$ 20 em dinheiro, carteira de habilitação e cartão de crédito do Bradesco - furtada do ônibus que faz a linha 41 – Delfino/Funcionários.
Também a pensionista Helena Maria Maia teve sua carteira de bolso furtada dentro de um coletivo quando se dirigia do Bairro Alcides Rabelo para o Centro. Na carteira de Helena havia quatro folhas de cheque do Banco do Brasil, sendo que um estava assinado, no valor de R$ 212,50, e seus documentos pessoais.
DICAS
Para evitar furtos e assaltos dentro dos ônibus coletivos urbanos é necessário que o usuário fique atento para algumas dicas:
- À noite, fique alerta aos falsos passageiros. Eles entram no ônibus por engano e furtam objetos, aproveitando-se das paradas.
- Mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.
- Cuidado especial deve ser tomado em terminais coletivos onde os pertences ficam ao lado do corpo por precisar usar as duas mãos. O ideal é levar sempre uma sacola ou bolsa que tenha alça grande de modo que fique sempre envolta do braço.
- Em caso de assalto, nunca reaja. Guarde as características dos infratores às normas penais;
- Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista;
- Dê preferência aos vales-transporte, caso contrário, separe antes o valor da passagem, para não mostrar seu dinheiro na hora de pagar a condução.
- Antes de desembarcar do ônibus confira todos os seus pertences e documentos para não deixá-los para trás.
- Ao parar em pontos de ônibus, procure os que se situam em locais de grande movimento, preferencialmente aqueles localizados à porta dos estabelecimentos comerciais;
- Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados, especialmente à noite;
- Nos pontos de ônibus, procure posicionar-se perto das paredes (as costas), aumentando o campo de observação à sua frente e evitando que outras pessoas aglomerem-se à sua volta.
- Quando estiver em um coletivo e esse for invadido por ladrões, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes e nem tente dialogar com eles. Se houver oportunidade de se desfazer de alguns de seus valores, faça-o de maneira a mais dissimulada possível, guardando consigo uma pequena soma de dinheiro.