ENTREVISTA

Concerto para celebrar a chegada da estação das flores

Evento será realizado nesta quinta-feira (21) em duas sessões

Adriana Queiroz
Publicado em 19/09/2023 às 19:53.
 (Leonardo Queiroz)

(Leonardo Queiroz)

A Orquestra Sinfônica de Montes Claros (OSMC) está programando o “Concerto de Primavera” para a próxima quinta-feira (21), no Centro Cultural Hermes de Paula. O evento contará com duas sessões: a primeira às 19h30 e a segunda às 21h. O repertório do concerto é principalmente composto por músicas eruditas, incluindo peças como “La Primavera” de Vivaldi, com um solo executado por Victor Hugo Soares. Além disso, Victor Hugo Soares também realizará solos em um concerto para violino em lá menor, e a renomada “Meditação” da ópera Thais estará em destaque na apresentação. A inspiração romântica para a primavera ficará a cargo da abertura do balé Romeo e Julieta do compositor Tchaikovsky.
Para falar do evento e dos 22 anos da OSMC, O NORTE conversou com uma das fundadoras, a maestrina Maria Lúcia Avelar. 
 
Para o Concerto de Primavera foi convidado o músico Victor Hugo? Como foi feito o convite? 
Victor Hugo Soares iniciou sua carreira como violinista na Orquestra Sinfônica de Montes Claros desde seus 12 anos de idade. Durante muitos anos conseguiu participar ativamente de nossa agenda anual de concertos. Mas sempre que possível está sempre conosco!
 
Qual foi seu momento mais emocionante frente à OSMC?
Difícil selecionar um momento. Participamos de tantos projetos maravilhosos, plateias incríveis, acolhedoras, entusiasmadas, plateias que nunca haviam assistido a um concerto sinfônico. Cada concerto é uma emoção especial. Mas, posso destacar um deles como na Praça da Catedral como dos Beatles com um público maravilhoso, vários artistas envolvidos!
 
Por que as pessoas devem ir uma sala de concerto? E ao irem, o que encontrarão por lá?
As salas de concerto são mais preparadas, digamos assim, para soar a música sinfônica, com suas peculiaridades, com a diversidade e a união de tantos instrumentos. Diferentemente de outros ambientes, onde muitas vezes há a necessidade de microfonar, o que interfere no resultado artístico, na apresentação de uma obra composta com todo o cuidado, para uma plateia que talvez seja seu primeiro contato pessoal com esta categoria de arte.
 
Quais dicas você dá para quem quer seguir uma carreira musical no meio clássico?
A dica que dou para quem quer seguir carreira no ramo da música erudita é primeiro certificar-se de quem tem talento, com bons professores, bons orientadores, buscar boas escolas de formação e se dedicar bastante e com seriedade no processo de aprendizagem, pois o mercado é competitivo, mas haverá sempre boas oportunidades, bons salários para os que se destacam.
 
É possível levar música clássica para os parques, ruas, escolas? 
A música clássica encontra apreciadores em todo lugar, de onde menos esperamos, não há limites. Com a orquestra sinfônica já fomos a lugares inimagináveis, como por exemplo, no antigo lixão para tocar para os funcionários de lá. A OSMC é um grupo que desde o início assumiu a missão de levar esta categoria de arte até as pessoas, para que tenham gratuitamente este acesso. Posso te dizer que se pesarmos, acredito que o número de apresentações nossas é maior fora do que dentro das salas de concertos. 
 
Quais os projetos para a OSMC estão sendo pensados?
Nós inscrevemos nos diversos editais das leis de incentivo com foco na manutenção da orquestra, com manutenção e aquisição de alguns instrumentos auxílio para os músicos no custeio de transportes para ensaios, acessórios como encordoamentos de qualidade o que influi diretamente na sonoridade, palhetas, entre outros, tudo isso é muito caro. E juntamente nossa agenda anual de concertos. Temos diversos concertos temáticos, ‘Nas Trilhas do Cinema’ é um tema que agrada muito! Rock sinfônico também sempre é sucesso! Para o final do mês que vem, aguardamos a liberação do recurso da Lei Municipal, para a realização do nosso projeto maravilhoso Sinfonia das Crianças em parceria com a Cotovia Art Educa.
 
Com tantos anos dedicados a OSMC, além de outros projetos, que sonhos você tem? 
Por enquanto, meus sonhos mais nobres estão relacionados à música. Me realizo vendo os jovens músicos que já passaram pela orquestra se saindo bem no mercado de trabalho. Por enquanto, me sinto muito ligada à missão de trabalhar para que nossa área seja mais bem estruturada, melhores condições de trabalho e uma maior valorização. Sonho em inaugurar o grande teatro municipal de Montes Claros (grande sonho) regendo a Orquestra em um programa especial. Enfim, parte do meu sonho já realizei que foi criar a orquestra, vamos seguindo sempre com esperança de dias melhores! 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por