Logotipo O Norte
Quarta-Feira,22 de Outubro
Centro Cultural

Concerto de Primavera é destaque do mês de setembro em Montes Claros

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 23/09/2025 às 19:00.

Sob a direção artística e regência de Maria Lúcia Avelar, a Orquestra Sinfônica de Montes Claros apresenta o Concerto Primavera, na próxima quinta-feira (25), em duas sessões: a primeira às 19h30 e a segunda às 21h, no Centro Cultural Hermes de Paula.

Sobre a escolha do repertório para este concerto e as inspirações por trás da seleção das peças, Maria Lúcia explica que a intenção é homenagear a estação e prestigiar grandes compositores eruditos que se inspiraram no tema, inserindo ao menos uma peça relacionada.

“Neste concerto, homenagearemos a primavera com a valsa Frühlingsstimmen (Vozes da Primavera), do compositor Johann Strauss Jr. O restante do repertório está bastante diversificado. Interpretaremos obras de Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Beethoven (com destaque para o 1º movimento da famosa 5ª Sinfonia) e Georges Bizet”, conta a maestrina.
 
CLARINETE
Ananias José da Silva Neto é atualmente clarinetista e saxofonista da Banda de Música do 7º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

Sobre a sonoridade única do clarinete e como explora todas as suas possibilidades durante a apresentação, ele afirma que o trabalho é diário, envolvendo estudos de sonoridade, técnica e interpretação. “Outros pontos indispensáveis para a performance são: vida saudável, com atividade física e alimentação adequada; trabalho psicológico para concentração; e a apreciação musical de diversos estilos para criar uma identidade musical”, revela.

Ao comentar sobre a peça de clarinete que interpretará no concerto, Ananias destaca seu caráter nacionalista, onde Rimsky-Korsakov incorpora elementos de canções tradicionais russas. “Vale ressaltar que essa peça foi originalmente escrita para clarinete solo e banda sinfônica, sendo o primeiro concerto composto para essa formação na história. O que mais me chama a atenção é o lirismo presente no segundo movimento, que permite ao músico explorar tanto a performance quanto a sonoridade do instrumento”, declara.
 
TROMPA
A maestrina Maria Lúcia Avelar também destaca a participação do trompista Wesley Sander Fagundes Macedo, músico de técnica extraordinária e grande maestria, que aceitou o convite para se apresentar no Concerto de Primavera.

“Ele aceitou meu convite, reconhecendo a importância de sua participação. Hoje em dia, é raro encontrarmos um trompista”, afirma Maria Lúcia.

Wesley iniciou sua trajetória musical aos nove anos, tocando na igreja, onde desenvolveu sua paixão pela música e pelo trompete. Posteriormente, ingressou no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF), onde aprofundou seus estudos e conheceu a trompa, instrumento pelo qual se apaixonou.

Em 2002, participou da fundação da Orquestra Sinfônica de Montes Claros (OSMC), da qual faz parte até hoje, atuando como trompista e contribuindo para projetos de formação cultural e promoção da música clássica na região. Também integrou a Banda da Polícia Militar em Montes Claros, atuando como trompista e solista.

“Atualmente, fui designado para atuar em outra região por conta da minha carreira militar, mas sempre que possível integro a Banda da Polícia Militar. Participei de concertos, cerimônias oficiais e apresentações comunitárias, buscando sempre aliar técnica, musicalidade e expressividade”, conta.

Além da performance, Wesley também se dedica à educação musical e à promoção da cultura, inspirando jovens e comunidades a se conectarem com a música como ferramenta de desenvolvimento pessoal e social.

Antônio Carlos Vitorino Jr. é contrabaixista e violonista com formação técnica pelo Celf. Atualmente, atua na Orquestra Sinfônica de Montes Claros como contrabaixista, função que exerce também na Igreja Batista Monte das Oliveiras na qual congrega. Participa também como músico violonista convidado do Projeto de Extensão de Música da Unimontes, a Camerata de Violões da Unimontes.

“Sobre a experiência de ver e ouvir uma Orquestra Sinfônica tocar, é única e inesquecível! Emoções afloram, nossa alma é alimentada e traz lembranças de tempos vividos maravilhosos graças às músicas executadas com qualidade e sentimento, o que a Orquestra Sinfônica de Montes Claros tem feito ao longo de tantos anos! Espero que cada um seja impactado, compelido a refletir sobre a beleza da vida e como somos abençoados pelo dom de produzir e ouvir música”, diz.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por