
Será realizada nesta quar ta-feira (28) a 1ª edição do “-Empreenda 360 A Força das Conexões”, considerado o maior evento de empreendedorismo já ocorrido na região.
A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas no Portal Eventos, que irão assistir palestrantes de renome internacional, especialistas em negócios, network, liderança, comércio exterior, comunicação e vendas, dentre eles a empresária Elaine Julião e seu sócio na Empreenda Esportes, o pentacampeão Edmilson Moraes.
Conversamos com um dos palestrantes convidados, o norte-mineiro Gregório Ventura, administrador, MBA em gestão comercial e empreendedorismo pela Babson College EUA, Master Coach e mentor.
Ventura conta que a liderança sempre o atraiu desde a universidade, como uma oportunidade de tornar as pessoas melhores poer meio de uma atuação inspiradora e humana.
“Na consultoria percebi que implantava processos, no entanto, os próprios líderes sabotam as mudanças. Atuar na formação dos líderes se tornou fundamental”, destaca.
Como foi o convite para participar do Empreenda 360?
Uma oportunidade que recebi da idealizadora do evento, a Josi Moura, para desenvolver meus conhecimentos e habilidades através de uma palestra sobre vendas e como os empreendedores podem crescer seus negócios com estratégias inteligentes.
Em seu perfil no Instagram você conta que ajuda os seguidores a implantar metas e que tem mais de 10 mil líderes treinados. Pode nos contar um pouco mais?
Atuo há muitos anos com o tema metas e formação de líderes. Pessoas e empresas com metas realizam muito mais. Desde 2010 já ministrei o Líder Coach e o Líder Coach advance para mais de 10.000 líderes, ajudando no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades com ferramentas para liderar melhor com suas equipes. Uma empresa ou um gestor que deseja crescer precisa, primeiro, se desenvolver, estabelecer metas claras e definir estratégias para crescer. Dificuldades como a comunicação e a delegação impedem um líder de avançar. Com metas e propósito ele vai longe.
Quais os desafios em transformar um não-líder em líder?
O maior é acreditar que líder não nasceu pronto, mas que pode se desenvolver. É alimentar crenças fortalecedoras de que é possível ser um líder. Quando a pessoa estabelece a meta de se tornar um líder e atua neste desenvolvimento, se torna um.
Quais as sugestões para os jovens que começam a ter seus primeiros desafios?
Autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades. Procure um mentor que possa ajudar. E muito foco.
Pela sua experiência, qual o tipo de liderança acredita ter maiores chances de sucesso. E por quê?
A liderança servidora, que dá exemplo e está aberta ao diálogo. Hoje as gerações que estão chegando ao mercado não aceitam mais o modelo autoritário, sendo que a comunicação aberta e franca é fundamental para ser mais assertiva na liderança.
Na sua opinião, qual a parte mais gratificante da sua profissão?
A sensação de propósito atingido, quando vejo uma pessoa se desenvolver e conquistar sonhos, quando uma empresa cresce e atinge suas metas. A sensação de realização é única. A liderança mudou muito. Um líder precisa ter propósito, defender uma causa, levar em consideração o bem social das pessoas e a preocupação com o meio ambiente e uma sociedade melhor. Liderança é influência. E queremos líderes que tenham autenticidade.
SERVIÇO
Empreenda 360 A Força das Conexões
Quando: 28/9
Onde: Portal Eventos
Para participar, basta acessar empreenda360aforcadasconexoes