Almoço com a comunidade marca as comemorações de fim de ano da Pastoral da Criança
Núbia Primo
Repórter
No último domingo, 31 de dezembro, as líderes comunitárias da pastoral da criança das Vilas Mauricéia e Oliveira realizaram um almoço de confraternização para mães e crianças da comunidade. Cerca de 300 pessoas compareceram, entre elas, o deputado estadual, professor Ruy Muniz, que também é padrinho daquelas comunidades.
O padrinho da Pastoral da Criança das Vilas Mauricéia e Oliveira, o deputado estadual eleito professor Ruy Muniz, participa do almoço de confraternização com a comunidade (Foto: Arquivo Ascom Soebras)
Pastoral da criança funciona há 18 anos sob a coordenação de Maria dos Santos Alves, carinhosamente chamada de Dona Maria da Pastoral. A entidade recebe, mensalmente, ajuda governamental no valor de R$o18 (dezoito centavos), e um litro de leite ao dia para cada criança. Segundo Dona Maria, o principal incentivo da Pastoral é a solidariedade das pessoas, que doam mantimentos, brinquedos e amor.
-Todos os meses distribuímos um lanche reforçado para mães e crianças e, anualmente, um almoço. Todos os mantimentos e brinquedos são doados por pessoas amigas da pastoral.
Para Dona Maria o principal objetivo da Pastoral da Criança é evitar a desnutrição infantil, através de ações preventivas como informação, pesagem e suplementação alimentar – quando detectada a desnutrição é oferecido o farelo de multimistura – e, consequentemente, erradicar a mortalidade infantil. Atualmente estão cadastradas 300 crianças de 0 a 6 anos.
Silvana Nunes dos Reis Santos, de 25 anos, mãe de Fernanda, de 6 anos e de Sara, de 5 meses, diz que Dona Maria e sua equipe são anjos que salvam vidas.
- Até o enxoval das minhas filhas elas me deram – ressalta.
AMIGOS DA PASTORAL
Valéria Beatriz de Paula, funcionária pública aposentada, doa todo mês um enxoval completo para bebês e Dona Maria o presenteia a uma mãe carente da comunidade.
- Faço essa doação há 16 anos, em ação de graças ao nascimento de meu primeiro neto. Me sinto muito bem, e enquanto eu viver, farei isso - diz Valéria.
Ely Santos congrega na paróquia da Rosa Mística e é voluntária da Pastoral. Ela ministra oficinas de artesanato, e agora está com o desafio de incentivar na comunidade a criação de uma cooperativa de materiais recicláveis.