Ticyana Fonseca
Repórter
onorte@onorte.net
O Brasil é pioneiro em campanha de vacinação e reúne conhecimento e experiência para cumprir a meta estabelecida pela Organização Panamericana de Saúde para eradicar a rubéola até 2010.
Rubéola é uma doença infecto-contagiosa e tem como característica mais marcante as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e, depois, se espalham pelo corpo inteiro.A rubéola é espalhada pela respiração, contato com fluidos do nariz e boca de uma pessoa infectada, seja direto ou através da transmissão aerossol - e é altamente contagiosa: 90% das pessoas sem imunidade compartilhando o lar com alguém infectado são contagiadas.
A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, podendo provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
SINTOMAS
O período de incubação do vírus é de cerca de 20 dias e os sintomas são parecidos com os da gripe - dor de cabeça, dor ao engolir, dores no corpo (articulações e músculos), coriza, aparecimento de gânglios (ínguas), febre e exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.
TRATAMENTO
O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença.
Criança que nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Por isso, devem ser mantidas afastadas de outras crianças e de gestantes.
RECOMENDAÇÕES
· Quem não teve a doença deve evitar o contato com pessoas infectadas pelo vírus da rubéola;
· Respeite as datas de vacinação de seu filho;
· Gestantes devem tomar cuidado redobrado para não pegar a doença. Durante os três primeiros meses de gravidez, a rubéola pode ser transmitida para o feto e causar complicações como malformação congênita como alterações oculares e cardíacas. Em alguns casos, pode provocar aborto.
MONTES CLAROS
Em Montes Claros, a vacinação acontece diariamente em todas as unidades de saúde. A partir de um ano de vida a criança já pode tomar a vacina. Esta vacina serve contra rubéola, sarampo e a caxumba.
- Não temos nenhum caso notificado de rubéola há 2 anos. A secretaria de Saúde de Montes Claros já está preparada para um possível surto, caso venha a acontecer. Nosso dever é orientar e alertar a população, o importante é fazer a vacinação e prestar atenção em possíveis sintomas - relata Claudenioson Oliveira, do setor de vigilância epidemiológica.