Gissele Niza
Repórter
onorte@onorte.net
A chuva forte que deixou 48mm no Alto do Morrinhos na manhã de quarta-feira, dia 1° de março, provocou grandes estragos em bairros da região Sul de Montes Claros. Várias famílias dos bairros Canelas e Vila Campos tiveram suas casas inundadas e muros derrubados pela água que transbordou dos córregos Bicano e Vargem Grande.
Chuvas provocam inundação nos córregos Bicano e
Vargem Grande, desalojando moradores (Foto: Gissele Niza)
No Bicano, na extensão da Avenida Nossa Senhora de Fátima, os interceptores não foram suficientes para conter o volume de água. As manilhas sob a ponte estavam entupidas com galhos e outros detritos, dificultando o escoamento da água. O córrego é um dos locais beneficiados com o convênio firmado entre o município e a Copasa, no valor de R$ 96 milhões.
No conjunto habitacional Canelas II será realizado o serviço de drenagem pluvial – bocas de lobo – e outros atalhos para escoamento, para que as famílias não enfrentem o mesmo problema no período chuvoso.
Guarnições do corpo de bombeiros passaram toda a manhã de ontem retirando a água das residências localizadas em áreas de risco, prevendo-se que o problema retornará se voltar a chover.
Numa resposta imediata à possibilidade de mais chuvas no decorrer da semana, como prevê a meteorologia, a prefeitura de Moc, através das secretarias de Obras e Planejamento, tomaram medidas emergenciais para resguardar as famílias que residem em áreas de risco do município.
Depois da ação do CB foi a vez de funcionários da secretaria de Serviços Urbanos efetuar a limpeza das redes de fluxo pluvial dos bairros atingidos.
DESESPERO
O desespero tomou conta das famílias que viram suas casas ser tomadas pela água. O auxiliar de serviços gerais José Aparecido afirma que não suporta mais essa situação:
– Toda vez que chove é assim, não tem condições de continuar desse jeito. Como vou viver com meus filhos no meio da água e da lama toda vez que chove? Somos pobres, mas merecemos viver com dignidade.
A dona de casa Elizabeth dos Anjos também reclama da situação e já sabe que enfrentará os mesmos problemas toda vez que chover:
– Não tenho mais esperança. Toda vez que chove é assim. Já estou acostumada. Agora, o que resta é tirar a lama e esperar chover de novo.
BOLSA-ALUGUEL
A prefeitura informa que está sendo cogitada a disponibilização, em uma situação emergencial, da Bolsa-aluguel, que cobriria a estadia das pessoas em outro local enquanto as casas sejam recuperadas.
O mesmo dispositivo poderá ser utilizado nos casos em que, durante a realização das obras da avenida na região do Córrego Vargem Grande, onde existem casas próximas que podem ser danificadas pelo impacto provocado pelo trafego das maquinas pesadas.
LEVANTAMENTO
Ainda segundo a prefeitura está sendo efetuado um levantamento de casas próximas ao local inundado, a serem locadas temporariamente para as famílias carentes. A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social informa que 136 imóveis estão em processo de desapropriação, com estágio final de indenização de proprietários, sendo que 100 deles já estão em fase de conclusão.
INDENIZAÇÃO
As famílias que apresentarem resistência em ser indenizadas, por discordância quanto ao valor de avaliação do imóvel, podem ser absorvidas em outros projetos habitacionais desenvolvidos pelo município.