VARIEDADES

Chegada do frio requer cuidado especial com os pets

Com a vinda do inverno, animais de estimação necessitam de uma atenção especial no tempinho frio como cobertor, roupinhas e aconchego

Leonardo Queiroz
Publicado em 15/05/2023 às 19:00.

(Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

 Com a chegada antecipada do inverno em algumas partes do país, o clima frio chama a atenção para os cuidados com os pets nessa época de baixas temperaturas. Cobertores, roupinhas, um bom banho quente e aquela secada caprichada são algumas atenções que devem ser observadas nesse período. 

A médica veterinária, Juliana Fernandes, que faz parte do quadro de colaboradores no hospital veterinário São Francisco de Assis, em Montes Claros, explica que esse período requer cuidados especiais pela incidência de casos de gripe “A época do inverno é muito propícia para doenças respiratórias, tanto para os cães quanto para os felinos. O vírus da gripe é proveniente do mesmo gênero que adoece os humanos (Influenza A), porém, com subtipos que atacam somente os animais”, explica a médica veterinária. 

“Para protegê-los dessa temporada mais fria podemos manter os cães agasalhados com roupinhas apropriadas e com os felinos podemos colocar caminhas e cobertores. Quanto a vacina para gripe, hoje, temos duas no mercado a injetável e a intranasal. A injetável é necessária a aplicação de duas doses e a intranasal, apenas uma dose. A vacinação deve ser feita anualmente para manter os animais protegidos”, diz. 

Juliana ainda explica que, devido às temperaturas mais baixas, a pele dos pets fica mais sensível e, devido a isso, é interessante dar banhos quinzenais com produtos mais hidrantes. Ela também explica que há hoje no mercado alguns hidratantes que podem ser aplicados tanto durante os banhos, quanto com a pelagem mais seca. 

REAÇÃO E TOSA 
Com a queda das temperaturas nos próximos dias faz-se necessário observar a reação, principalmente dos cães que são mais sensíveis ao frio. Alguns indícios são tremores pelo corpo e temperatura muito baixa que podem ser observadas através das orelhas, focinho e almofadinha das patas. Outros indícios são os choramingos constantes e uma respiração mais lenta do que o habitual. Normalmente, os cães buscam ambientes mais quentes ou objetos para se manter aquecido e dormem mais que o normal. 

Segundo a veterinária, na época mais fria não se deve tosar o pet, pois os pelos servem para aquecê-lo. A alimentação pode-se manter normal evitando alimentos gelados principalmente com os filhotes e cães idosos. 

EXERCÍCIO 
A jornalista, Christine Antonini, é tutora de três cachorrinhos: Teodomiro, Paçoca e Lilica. Antonini explica que, além da atividade física em horários mais quentes, ela dispensa uma atenção maior no tempo frio por causa da gripe “Os passeios são mais cedo, por volta das 17h até 18h. Dou muitos vegetais para incrementar a alimentação e fortalecer a imunidade (como talos de brócolis, cenoura e beterraba). Fecho a porta que tem uma entrada de ar quando eles estão na sala”, explica a jornalista. 

“Pelo segundo ano consecutivo, Lilica que tem quase oito anos de idade gripou. A primeira vez achei estranha a falta de ar e levei ao veterinário – ele disse que era gripe canina. Não passa para nós humanos. Mas, os sintomas são parecidos, tosse, falta de ar, nariz escorrendo e entupido. Esse ano ainda não precisei, mas ano passado fiz inalação nela e dei vitamina C manipulada em uma farmácia veterinária, bem como um tipo de xarope próprio para animais. É preciso ficar atento à mudança de comportamento, como respiração e focinho”, conclui a jornalista. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por