
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou, na última segunda-feira, a enviar mensagens de alerta de bloqueio para mineiros que possuem celulares piratas. Os aparelhos que não são certificados pela agência ou tiveram o IMEI (número que funciona como identificação única do aparelho) adulterado, clonado ou fraudado, receberão o seguinte SMS do número 2828: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.
Os celulares piratas deixarão de funcionar no dia 24 de março. Além de Minas, os torpedos também estão sendo encaminhados para os moradores de São Paulo, do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e de estados da região Nordeste.
De acordo com a Anatel, a medida foi adotada para combater o uso de celulares falsificados e também para inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.
“Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários”, informou a agência.
SEGURANÇA
O IMEI é o número de identificação do celular. É composto por um código com 15 números, utilizado internacionalmente, que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#.
Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.
A Anatel informou ainda que o usuário de serviço móvel que estiver com a situação irregular deve procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor.
A Anatel criou no portal da agência um espaço com informações do projeto de bloqueio de celulares, o Celular Legal. No portal da Anatel também é possível verificar se o celular apresenta alguma irregularidade.
CRONOGRAMA
O bloqueio de celulares irregulares começou pelo Distrito Federal e por Goiás. Os aparelhos irregulares começaram a ser bloqueados em 8 de maio do ano passado. Segundo a agência reguladora, já foram excluídos das redes das prestadoras móveis 103 mil celulares irregulares nas duas unidades da federação.
Em 8 de dezembro teve início o bloqueio de celulares piratas no Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.
ESTRANGEIROS
Celulares comprados no exterior vão continuar funcionando no Brasil, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros equivalentes à agência reguladora.
Um celular só é considerado irregular quando não possui um número IMEI registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras.
Não serão considerados irregulares os equipamentos adquiridos por particulares no exterior que, apesar de ainda não certificados no Brasil, tenham por origem fabricantes legítimos.
*Com Agência Brasil