
Hora de abrir caminho para que os blocos se apresentem nos quatro cantos da cidade, marcando a abertura oficial do carnaval. Um deles é o Maracangaya que na sexta-feira (28) tem encontro marcado com os foliões na Praça Beato Francisco Coll (Praça do Maracanã), a partir das 16h. No repertório, as tradicionais marchinhas. O bloco também convidou o cantor montes-clarense Alex Fumaça, que apresentará ritmos como axé, piseiro e forró.
A diretora do bloco, Gislaine de Araújo Silva, que atualmente é parceira dos projetos sociais da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã, conta que o bloco surgiu de uma roda de amigos em uma mesa de bar, em 2020.
“Durante todo o ano, temos atividade com a comunidade participativa com o bloco, como, por exemplo, na feira cultural do Maracanã. Somos responsáveis ao levar a cultura a nossa comunidade de uma forma geral. Quanto ao bloco, essa é a 5ª edição e seguimos aprimorando cada vez mais. De praxe, está uma loucura os preparativos agora, final, ensaios, dinamizar a estrutura e legalizar toda a estrutura exigida pelos órgãos de segurança pública, entre outros”, diz.
RACHANDO O PEQUI
Primeiro bloco de música eletrônica de Montes Claros, o “Rachando o Pequi”, se apresenta na segunda-feira (3), a partir das 14h, na Rua Juarez Nunes, no bairro São Luiz. À frente do bloco está Vinicius Dias, produtor musical, DJ e empresário. Dono de uma agência de DJs e uma gravadora em construção, trabalha com eventos e ainda é consultor financeiro.
“Somos uma gravadora e agência de DJs cujos integrantes tocam em diversos bares e eventos da cidade. Nosso objetivo é atrair um novo público e proporcionar o contato com a música eletrônica para aqueles que ainda não conhecem. Começamos o projeto ano passado com o evento Rachando o Pequi no bar alternativo Conversos Cultural onde vários DJs se apresentavam no meio do público. Cada um com som e estilos diferentes. Já fizemos dois blocos também chamados “Frita Comigo”, mas foram privados, diz.
Sobre os preparativos para a festa, Vinicius conta que os integrantes do bloco estão muito ansiosos. “É um desafio muito grande promover um evento assim dessa proporção aberto ao público, mas estamos muito felizes de poder ter conquistado este espaço e esperamos que o público goste. Preparando as melhores músicas com uma qualidade impecável, espero que todos dancem muito!
Para seguir o “Rachando o Pequi”, acesse o Instagram @pequi.records e confira a programação do mês de março.
BLOCO DO CIRÃO
Outra atração do carnaval da cidade é o Bloco do Cirão, que leva alegria e cultura às ruas no Ciro dos Anjos. Formado pelos moradores do bairro, apresenta música, dança e celebração da cultura local. O encontro acontecerá no dia 2 e 3 de março de 2025, a partir das 16h, com concentração na Rua João Batista Drumond, 154, no Ciro dos Anjos.
“O bloco foi fundado em 2010 com o objetivo de valorizar as tradições culturais da periferia, promovendo inclusão e proporcionando momentos de lazer para todos os moradores. Vamos encantar o público com fantasias criativas, ritmos contagiantes e uma energia vibrante. São ações que visam fortalecer os laços comunitários e incentivar a participação de todos”, diz Anne Caroline Silva Honorato, diretora do bloco.