Entrevista

Cantora norte-mineira se prepara para a Sapucaí

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 18/01/2024 às 23:49.

A talentosa cantora de Montes Claros, Leila Britto, está se preparando para encantar o público ao soltar sua voz na abertura oficial do enredo “Catopês, Um Céu de Fitas” pela Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, que ocorrerá na Marquês de Sapucaí no dia 9 de fevereiro durante o Carnaval de 2024 no Rio de Janeiro. O Norte teve a oportunidade de conversar com Leila sobre o convite e sua participação especial neste carnaval.
 
Como surgiu o convite para cantar na abertura oficial? 
O convite foi feito pelo presidente, Hugo Júnior, da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói que me conheceu através da Associação de Catopês Marujos e Caboclinhos de Montes Claros e redes sociais. Propôs em mim um turbilhão de emoções, dentre elas, a surpresa de ter sido escolhida, dentre tantas vozes bonitas deste país, que poderiam representar o tamanho desta agremiação. Além do presidente não poderia deixar de citar o papel fundamental do produtor da Andrade Artes e Produções, Claudio Andrade, que também abraçou a causa com muito carinho e me acolheu junto com toda a agremiação. 
 
Como foi conhecer o barracão da escola? Conhecer de perto as fantasias, alegorias? 
Estar ali, pela primeira vez, foi uma sensação de extasiamento inigualável diante do fazer artístico coletivo naquele espaço. Tamanha grandeza e magnitude. Numa entrevista à Rede Globo local, fui solicitada para vestir uma das fantasias e me senti parte integrante do desfile naquele momento.
 
Como foi participar do ensaio técnico na Marquês de Sapucaí? 
O ensaio técnico, momento de muita adrenalina! Deixou em mim a certeza de uma pesquisa fervorosa pelo enredista Vando Fernandes. Ali, na Marquês de Sapucaí, debaixo de uma chuva abençoada, pisei o solo sagrado do sambódromo e pude sentir o gostinho de como será o dia 9 de fevereiro. A emoção coletiva e empenho de todos da harmonia, sob a direção do Mestre Tico e Bateria, Mestre Demétrio, fizeram em mim um marco muito importante para minha carreira e sem dúvidas, inesquecível! 
 
Além de abrir o carnaval, você vai desfilar? 
Além de abrir cantando, oficialmente o enredo, levando uma pitada de nossa música “Montesclareou” do saudoso Giorgino Júnior e nosso compositor Tino Gomes, irei desfilar com todos os integrantes da nossa cidade de Montes Claros. Uma expectativa positiva e gigante me move para o desfile!
 
O que os catopês representam para você? 
Os catopês são nossa cultura viva e ancestral tão bem representada pelo carnavalesco Tiago no desfile, que não economizou capricho nessa belíssima homenagem! Uma admiração em mim ao nosso Mestre Zanza Júnior que vem fortalecendo o legado que seu pai “Mestre Zanza” deixou e engajando todos os setores da Arte e cultura da nossa cidade de Montes Claros. Eu me sinto honrada em ecoar pelos cantos do mundo a minha voz representando a nossa cultura ancestral “catopês” no maior palco do planeta”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por