Januária abre nesta sexta (8) o 4º Festival Gastronômico e Cultural — Sabores do Sertão Mineiro, com pratos criativos da culinária sertaneja, como o hambúrguer Lampião, da Canoeiro Fast Food, inspirado no Peruaçu e no Rio São Francisco.
O hambúrguer criado especialmente para a edição deste ano faz referência direta à figura mítica de Lampião, personagem emblemático da história nordestina e do imaginário sertanejo. A criação do Canoeiro Fast Food traz 180g de carne artesanal assada na brasa, um steak de frango recheado com muçarela e presunto levíssimo, e, como toque regional e inusitado, um creme de milho cremoso. Tudo isso entre fatias generosas de pão de brioche macio, selado na manteiga. É uma combinação de sabores que remete à força, ao calor e ao afeto do sertão.
“Nossas expectativas estão altíssimas para esta 4ª edição do Festival Gastronômico. Tivemos a honra de participar de todas as edições e, a cada ano que passa, o festival vem se fortalecendo cada vez mais. O público está maior e a valorização deste evento pela população se torna mais visível”, afirma Rômulo Souza, responsável pelo Canoeiro Fast Food.
Segundo ele, a proposta do festival ajuda a mudar a percepção do público sobre a gastronomia local. “Sabemos que a quebra da cultura do nosso povo para valorizar os sabores da nossa região é difícil, mas o Festival Gastronômico veio exatamente para facilitar essa batalha e mostrar que a nossa região possui muita comida boa e valiosa aos paladares”, completa.
O SERTÃO NO CENTRO DA MESA
Além do Canoeiro Fast Food, outros sete empreendimentos de Januária participam da disputa gastronômica. Todos são integrantes do programa Prepara Gastronomia, desenvolvido pelo Sebrae Minas com foco em qualificação, inovação e gestão para pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar. Cada estabelecimento criou um prato exclusivo, com ingredientes típicos e técnicas aprimoradas. A meta é exaltar a identidade culinária do sertão e, ao mesmo tempo, oferecer experiências autênticas aos visitantes.