Campanha de vacinação contra paralisia infantil termina nesta sexta-feira

Jornal O Norte
Publicado em 16/06/2006 às 12:01.Atualizado em 15/11/2021 às 08:37.

A campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil de 2006, que tem o slogan O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção, realizada no último sábado, já indica a vacinação de 6.824.837 menores de cinco anos, o que corresponde a 40% de cobertura do total de 17 milhões de crianças de todo o Brasil..  Os números superam os resultados do primeiro balanço da primeira etapa da campanha de 2005, realizada em 11 de junho passado, quando 4.485.870 haviam sido vacinadas, correspondendo a 25,78% de cobertura.



RESULTADO



O balanço é bastante positivo, uma vez que a primeira apuração colhe resultados das horas iniciais da vacinação. Isso permite estimar que, a exemplo do ano passado, a meta ideal de cobertura vacinal estabelecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde, que é de 95%, será facilmente atingida. Os dados parciais são mais próximos da realidade nos estados com menor número de municípios e menor área populacional, porque neles a apuração é mais rápida. De acordo com o PNI - Programa Nacional de Imunizações, da secretaria de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, os dados, ainda preliminares, foram coletados junto às secretarias estaduais de Saúde.“A vacinação foi realizada em 117 mil postos nos municípios brasileiros. A meta é vacinar 17,3 milhões de crianças. O resultado final da apuração da campanha será divulgado no final de setembro.



CAMPANHA



A campanha, que tem sua segunda etapa em 26 de agosto, contou com 340 mil pessoas mobilizadas, entre profissionais de saúde e voluntários, em 117 mil postos de vacinação. “Para atender à demanda do país, 26,6 milhões de doses da vacina contra a poliomielite foram adquiridas pelo ministério, totalizando um investimento de R$ 10,1 milhões. Além disso, R$ 6,2 milhões serão repassados aos estados e municípios para a operacionalização da campanha.



MONTES CLAROS



De acordo com a secretária municipal de Saúde, por meio da vigilância epidemiológica, no sábado, 88% da cobertura de Montes Claros, incluindo zona rural foi vacinada, o que representa 20.300 crianças imunizadas. Segundo a enfermeira da vigilância epidemiológica, Maria Helena Moreira, os centros de Saúde ainda estão vacinados as crianças.



- Os 15 centros ainda tem a vacina. As mães que ainda não levaram seu filho deve procurar o posto mais próximo de casa, com o cartão de vacina da criança, explica Maria Helena. Em Montes Claros a campanha termina na próxima sexta-feira.



CERTIFICAÇÃO



Em 2006, a estratégia contra a poliomielite no Brasil completa 26 anos de existência. O último caso da doença verificado no País foi em 1989. Em 1994, o Continente Americano recebeu da Organização Mundial de Saúde o reconhecimento pela erradicação da transmissão autóctone do vírus causador da doença. Os países do Pacífico Ocidental receberam o reconhecimento em 2000 e a Europa, em 2002. Restam no mundo três regiões que ainda não receberam a certificação de erradicação da pólio: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Por isso, há a necessidade de manter campanhas de vacinação contra a pólio, mesmo nos países que já erradicaram a doença, como o Brasil, uma vez que o fluxo intenso e rápido de viajantes pelo mundo pode, facilmente, propagar o poliovírus.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por