Saber para a vida e para a fé

Campanha da Fraternidade deste ano traz educação, mais uma vez, como tema

Da Redação*
Publicado em 03/03/2022 às 10:39.
CARTA DO PAPA - “A educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” (vatican media/divulgaçao)

CARTA DO PAPA - “A educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” (vatican media/divulgaçao)

A educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022, lançada nesta quarta-feira (2) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Fraternidade e Educação”, com o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”, tem como objetivo provocar uma reflexão que vai além dos problemas na educação.

A proposta é também “refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã”. “Educação é pilar da paz e, por isso, precisa receber sempre mais investimentos significativos de governantes, empreendedores, instituições, todos os setores”, destacou o presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Neste ano a Campanha da Fraternidade é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”.
 
EDUCAÇÃO
Essa é a terceira vez que a temática da educação é abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. “A realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”, diz a CNBB.

Ainda segundo a entidade, mais do que abordar outro aspecto específico da problemática educacional, a campanha vai refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã. Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, mas de um processo que envolve uma “comunidade” ampliada que inclui todos os atores: família, Igreja, Estado e sociedade.
 
NA CÂMARA
Em Montes Claros haverá, nesta quinta-feira, a partir das 9h, uma sessão solene na Câmara Municipal para o lançamento da campanha na cidade. 

“A Câmara tem a honra de sediar, pelo segundo ano consecutivo, o lançamento de tão importante iniciativa, reafirmando o compromisso de trabalhar, junto com a sociedade montes-clarense, pela promoção do bem comum e fortalecendo a sintonia da igreja cristã com a educação cidadã”, destaca o presidente do Legislativo municipal, Cláudio Rodrigues.

A sessão contará com a participação do administrador Diocesano, monsenhor Silvestre de Melo, da Arquidiocese de Montes Claros, representantes das igrejas católica, evangélicas e parlamentares.

Por causa das restrições sanitárias em decorrência da pandemia, para participar presencialmente das sessões o cidadão pode se cadastrar previamente pelo telefone (38) 3690-5432; pelo WhatsApp (38) 99118-7666 ou pelo e-mail gerencia@montesclaros.mg.leg.br.

*Com Agência Brasil


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por