Variedades

Bloco Maracangaya é uma das atrações do carnaval de MOC

Adriana Queiroz
genteideiascomunicacao@gmail.com
Publicado em 06/02/2024 às 20:18.
O bloco teve início em 2020 quando um grupo de amigos, reunido em um bar no bairro Maracanã, decidiu criar a iniciativa com o propósito de reviver a tradição do carnaval popular (Acervo pessoal)

O bloco teve início em 2020 quando um grupo de amigos, reunido em um bar no bairro Maracanã, decidiu criar a iniciativa com o propósito de reviver a tradição do carnaval popular (Acervo pessoal)

Persistência e alegria. Essa é a essência do Bloco Maracangaya, que se apresentará na próxima sexta-feira (9), a partir das 16h, na Avenida Padre Chico, em frente ao número 41, no bairro Maracanã. O bloco surgiu em 2020 a partir da iniciativa de um grupo de amigos em um bar no bairro Maracanã, com a intenção de resgatar a tradição do carnaval popular. 

“Realizamos nossa primeira edição nesse mesmo ano, e de lá para cá nos mantemos firmes, exceto durante a pandemia. Desde então, fomos ganhando apoio da comunidade, da feira livre cultural da comunidade e apoio da associação dos moradores. Este ano é a nossa IV edição do Carnaval do Maracanã”, relata Pablo Alves Costa, um dos fundadores do bloco.

Além disso, o bloco reservou atrações especiais para o público infantil, incluindo apresentações de covers da Xuxa e Erick Prew — “A Xuxa esteve na primeira edição e foi um grande sucesso com as crianças, além dos resgates das marchinhas tradicionais que não podem faltar. O Erick promete fazer uma apresentação com os grandes sucessos do axé que marcaram época”, comenta Costa. 

Os ensaios do Maracangaya estão em andamento na sede da associação dos moradores do bairro, localizada na praça Beato Francisco Coll, 107, no Maracanã. Segundo Pablo Costa, a estratégia de sobrevivência do bloco envolve buscar o apoio do comércio local, convidando-o a se juntar como parceiro para a realização da festa. 

“O objetivo é também movimentar a economia local que movimenta serviços, transporte, alimentação, moda, entre outros”, conta.

INSPIRAÇÃO
Além das inspirações de blocos mais antigos como o “Feijão Maravilha” (do bairro Morrinhos), Buraco da Gia (Correia Machado) e os Los Fuleiros (centro), o que mais motivou o Maracangaya foi o resgate da tradição do carnaval, a partir do surgimento do bloco “Raparigas do Bomfim” — “Essa é a nossa grande inspiração e referência”, revela Pablo. 

Quanto à iniciativa de manter o bloco ativo e aos objetivos almejados, Pablo Costa afirma que a meta é consolidar ainda mais o bloco na comunidade e na cidade. 

“Queremos chamar a atenção do poder público para este importante evento, nos dando a ajuda que é necessária para continuarmos a festa que a população tanto gosta. A cada ano se torna mais difícil para nós realizarmos”, completa. 
 
FAMÍLIA
Gislaine de Araújo, coordenadora e fundadora do bloco está otimista — “As perspectivas são as melhores. Todo ano a gente fez na praça do Maracanã e, este ano, mudamos o circuito do evento. E acredito que teremos uma resposta melhor do que os anos anteriores. Nosso carnaval é extremamente voltado para a família e marchinhas”, diz.

Além da apresentação do bloco, haverá barracas de comidas típicas, espaço infantil com brincadeiras para crianças — “Vista a sua melhor fantasia, traga sua energia positiva e venha fazer parte desse carnaval que promete agitar o coração do bairro Maracanã”, convida a coordenadora.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por