Ticyana Fonseca
Repórter
Com uma ação de educação e saúde, os acadêmicos do curso de Odontologia da Soebras/ Funorte estiveram orientando, ontem, crianças da 3ª serie da escola Irmã Beata sobre uma dieta adequada e higiene bucal. Os acadêmicos que realizam este projeto são os do 1° período de Odontologia, com a prática da disciplina de Promoção e Saúde.
Acadêmicos de Odontologia fazem atendimento
gratuito à população (foto: Wilson Medeiros)
Orientados por 28 acadêmicos e uma professora, as crianças, que em número eram 48, aprenderam a fazer escovação dos dentes, ouviram o que provoca cáries e sobre higiene bucal.
ACADÊMICOS
Para os acadêmicos, a realização deste projeto é importante, pois aprendem na prática a matéria ajudando as crianças.
- É interessante e importante trabalhar com crianças educando e incentivando. As próprias crianças mostram interesse, o que ajuda para que tenhamos controle sobre elas - diz João Vitor Almeida, acadêmico do 1° período de Odontologia.
- Nós, que estamos no 1° período, esse processo cirúrgico e clínico serve de base para que aprendamos sobre a disciplina da melhor forma possível. Trabalhar com as crianças é melhor ainda, pois é de pequeno que se aprende a fazer higiene bucal - fala a acadêmica Bethânia Carla de Oliveira.
- O projeto é ótimo, as crianças estão aprendendo na prática. Já tinha ensinado para eles na escola, mas aqui é melhor porque eles aprendem fazendo, e sinto que os alunos estão gostando. Quando eles chegarem a suas casas, vão querer mostrar aos pais o que aprenderam, fazendo assim com que o conhecimento se fixe na cabeça deles - completou a professora da escola Irmã Beata Jackeline Oliveira.
PROJETO
- O projeto é pioneiro na cidade e queremos estendê-lo, já que atualmente ele é eventual. Fazendo, assim, com que a comunidade seja assistida por esses educativos e preventivos. Este projeto de extensão será na sala de Educação, onde acontecerá promoção de saúde com orientações preventivas e praticas de higiene bucal - relata a professora de Promoção e Saúde Andréa Maria Eleutério.
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
Com um outro projeto de atendimento odontológico, que é realizado pelos acadêmicos do 7° período de Odontologia, pessoas da comunidade estão podendo ter atendimento odontológico de graça. Pelo menos 16 alunos cuidam por dia de 16 pacientes. Os pacientes fazem uma triagem, quando é estudado o perfil do paciente.
Acadêmico ensina escovação a crianças da escola Irmã Beata
Desde a profilaxia, parte preventiva, prótese removível e fixa, todo tratamento é gratuito. As próteses são cobradas a preço de laboratório, por terem custo e não serem feitas pelos acadêmicos. Os cadastramentos podem ser feitos no Campus Amazonas da rede Soebras/Funorte. Informações pelo telefone 3223-2280.
PROFESSORES
- É um trabalho interessante, porque está ajudando a comunidade a se prevenir contra as cáries. Os acadêmicos fazem um relatório primeiro com os procedimentos a serem tomados, e nós, professores, analisamos os procedimentos. Tudo é planejado - diz o professor, Daniel Vilas Boas.
Segundo ele, a população se sente segura mesmo sendo atendida por alunos.
- Essa matéria é prática, e vai do 7° período até o final do curso. Então, os alunos têm de fazer e aprender. Sinto que os acadêmicos gostam de atender a população, mas tudo é supervisionado por nós professores – conclui o mestre.