Comida di Buteco

Aprendizado com as matriarcas coloca chef no topo de festival

Frederico valoriza a boa comida mineira e gerazeira, com toque caseiro

Adriana Queiroz
Publicado em 21/05/2022 às 00:04.
Proprietário do bendita espeteria - vencedor do comida di buteco (Frederico Guilherme Pereira de Souza)

Proprietário do bendita espeteria - vencedor do comida di buteco (Frederico Guilherme Pereira de Souza)

Ele não nega suas raízes e reconhece que muito do que sabe de gastronomia aprendeu com as matriarcas da família. “Não posso negar minhas raízes devido ao aprendizado que tive com as matriarcas da família, onde pude saber o que é realmente uma boa comida mineira e geraizeira, aquele toque de comida caseira e bem feita”, afirma Frederico Guilherme Pereira de Souza, do Bendita Espeteria.

O bar é o vencedor da 22ª edição do Comida di Buteco em Montes Claros com o prato “Benditas ao Pomodoro” (almôndegas recheadas com azeitona e purê de batatas acompanhadas de bastante molho e queijo derretido). 

O concurso foi realizado entre 8 de abril e 1º de maio e reuniu 16 estabelecimentos em Montes Claros. No pódio, na última segunda-feira (16), ao lado de familiares, ele celebrou o primeiríssimo lugar no concurso.

Fred, como é conhecido, é formado em Gastronomia pela Funorte há seis anos. No ano passado, quando estreou no concurso, ficou em segundo lugar. E diz que é uma grande realização ser o campeão desta edição.

E você? Ficou com água na boca e quer conhecer as “Benditas ao Pomodoro”? O endereço do bar é avenida Cula Mangabeira, 661, bairro Santo Expedito. Confira nosso bate-papo com o campeão:
 
Como foi vencer o concurso Comida di Buteco?
Estamos todos aqui com um sentimento muito grande de alegria e satisfação. Digo também que tudo isso é um reflexo de um bom tempero, da dedicação e muito trabalho da minha família.
 
Como é para você representar Montes Claros em São Paulo, ao lado de tantos donos de botecos Brasil afora?
Estamos quase sem acreditar. Essa premiação e a tamanha responsabilidade que é representar nossa cidade a nível nacional, podendo levar um pouco do tempero montes-clarense na bagagem e levar meu boteco a ser uma referência nacional em meio a tantas renomadas referências de Minas Gerais.
 
A paixão pela arte de cozinhar começou quando?
Quando é para falar da paixão pela cozinha chega a dar um aperto no peito, pois trago três pessoas – duas delas hoje apenas no coração –, que são a minha bisavó Dinorá Teixeira – sempre lembro dos almoços e banquetes aos domingos e datas comemorativas – e minha avó materna dona Lourdes, que com muita garra e força criou os filhos e filhas e também trabalhou como cozinheira, deixando esse legado a nós. A terceira pessoa é minha avó paterna, a dona Lídia, com quem tenho a graça de conviver diariamente e com quem também aprendi muitas coisas na cozinha. Assim, trago essa história na cozinha e a paixão pelo que faço. Hoje trabalho com minha mãe e duas tias.
 
Qual ingrediente não dá para faltar na cozinha?
Na nossa cozinha o que não pode faltar é um tempero de alho e sal feito no pilão, e também algumas ervas.
 
Em algum momento durante o concurso pensou que pudesse ser o campeão?
Sempre ficamos com uma expectativa do prêmio, mas só a participação no concurso já é uma grande satisfação. O momento é de agradecer a todos nossos clientes e amigos que fizeram as votação e nos colocaram no primeiro lugar.

  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por