Homicídio, tentativas,droga e mais assaltos marcam chegada de 2007
Gissele Niza
Repórter
Ano novo, vida nova. Assim define grande parte da população brasileira a chegada de um novo ano, ano de esperanças, de saúde, paz e amor. Mas o que na realidade a população de Montes Claros mais desejou para o ano novo, que era segurança, parece que não vai se realizar: a passagem de 2006 para 2007 foi marcada por homicídio, tentativas e assaltos pelos quatro cantos da cidade.
Em 1º de janeiro, Dia mundial da paz, um homem foi assassinado em um bar localizado no Bairro Independência. Em 2006 foram registrados 53 homicídios em Moc; e em 2005, 60 assassinatos.
A seguir, os principais fatos registrados na passagem de 2006 para 2007 em Moc:
HOMENS ASSASSINAM GERE EM BAR DO INDEPENDÊNCIA
O primeiro assassinato de 2007 foi registrado na noite do dia 1º, em um bar localizado na Rua Estados Unidos, Independência.
Plínio Tiago Lopes Pereira, 20 anos, que tinha uma passagem pelos meios policiais e era conhecido no meio como Gere, foi assassinado por uma dupla de motoqueiros que chegou ao bar onde se encontravam vários amigos.
Gere, assassinado em um bar do Independência, é acusado de tentar matar há dois anos
O passageiro desceu da moto Titan, momento em que seu comparsa gritou: - É ele e todos saíram correndo. Os bandidos seguiram Gere e efetuaram vários disparos, acertando três no rosto e um no peito.
No local foram encontrado e apreendido quatro cápsulas calibre 380 e um cartucho picotado do mesmo calibre.
Segundo as investigações preliminares dos policiais da delegacia de homicídios, sob o comando do delegado Giovani Siervi, Gere teria tentado matar, em 04 de agosto de 2005, Juscelino Ferreira Franco.
A tentativa de homicídio foi registrada na Rua E, Bairro Esplanada, quando Gere efetuou seis tiros contra Juscelino, acertando dois deles nas costas.
BRIGA ENTRE IRMÃOS ACABA EM MORTE
Uma briga entre irmãos acabou em tragédia na passagem do ano. Na tarde do primeiro dia do ano, uma briga entre irmãos resultou na morte de Ameril Pereira Lima, 33 anos, na Rua Três, Bairro Santa Cecília.
Segundo testemunhas, Ameril chegou em sua residência alcoolizado e começou a brigar com o irmão Sílvio Pereira Lima, 26 anos.
Durante a briga, Ameril teria cortado o pulso em uma janela de vidro, o que provocou a perda de muito sangue, vindo a falecer no local.
EX-NAMORADO TENTA MATAR PEDREIRO POR CIÚMES
Outra tentativa de homicídio no primeiro dia do ano foi registrada na Rua D, Bairro Castelo Branco, quando um homem conhecido por Marcos Andrade tentou matar, a facadas, o pedreiro Edvaldo Gonçalves, 19 anos. O pedreiro foi atingido com uma facada na mão e outra no peito esquerdo.
Segundo investigações da polícia, Edvaldo estaria namorando Patrícia Gomes Pereira, que é ex-namorada de Marcos. A primeira hipótese dos motivos do crime seriam ciúmes.
IRMÃ TENTA MATAR MULHER
Na véspera da passagem do ano, noite do dia 30, uma briga entre irmãs na Rua Quatro, Bairro Castelo Branco, quase acabou em tragédia.
A doméstica Solange Guimarães Souza, 29 anos, informou à polícia que se desentendeu com sua irmã Sandra Guimarães Souza, que se armou com uma espingarda polveira.
Sandra teria disparado um tiro contra a irmã, mas não conseguiu atingi-la.
Segundo a doméstica, o motivo da briga com a irmã seriam desavenças familiares.
FAZENDEIRO PRESO POR PORTE ILEGAL
O fazendeiro Ilsemar Soares Evangelista, 33 anos, foi preso no primeiro dia do ano por porte ilegal de arma de fogo, no povoado de São João da Vereda.
O fazendeiro teria disparado várias vezes nas ruas do povoado e agredido com uma coronhada o auxiliar de serviços gerais Jarbas Nonato Rodrigues Alves, 22 anos.
Ilsemar foi preso na casa de J.F.A., onde também foi apreendida uma espingarda de dois canos calibre 20, carregada com dois cartuchos intactos e mais quatro cartuchos deflagrados.
TRIO DERRAPA EM QUEBRA-MOLAS E É PRESO
Na madrugada do dia 31, policiais militares prenderam o atendente Santiago Prates Ferreira Silva, 22 anos, na Avenida Deputado Plínio Ribeiro, Bairro Cintra.
O atendente, que mora na comunidade de Vista Alegre, zona rural de Moc, pilotava uma moto CG125 de cor vermelha, placa GRU-8177, tendo como passageiro o lavrador Paulo Pereira da Silva, 26 anos, quando, ao passar por um quebra-molas, se desequilibrou e deixou cair um revólver calibre 32.
Policiais militares foram informados de que os lavradores estariam armados e, durante a abordagem, encontraram o revólver, que estava com a numeração raspada, com cinco cartuchos intactos e um deflagrado.
No local da abordagem também foi preso o lavrador Clóvis Wilson Pereira Moraes, 31 anos, lavrador, que acompanhava Santiago e Paulo.
Os três homens foram encaminhados à delegacia de plantão, juntamente com a arma apreendida. O lavrador Paulo Pereira da Silva foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.
MENORES APREENDIDOS COM ARMA
Na noite do dia 30, um menor de 16 anos, morador do aglomerado Cidade Cristo Rei, foi apreendido por porte ilegal de arma de fogo na Avenida Geraldo Athayde, Alto São João.
A apreensão foi efetuada durante patrulhamento, quando os menores estavam em atitudes suspeitas, tentaram fugir da abordagem policial e dispensar um revólver de cano curto calibre 38, com cinco cartuchos intactos, número de série DI14527, jogando-o sobre a laje de uma casa.
Os menores foram apreendidos, juntamente com a arma, e conduzidos à delegacia de plantão.
ASSALTOS POR TODOS OS LADOS
Como O Norte divulgou nos últimos três meses do ano de 2006 a ousadia dos criminosos que estão agindo a qualquer hora do dia, nos mais diversos bairros da cidade, para roubar pouco ou quase nada, cresce a cada dia. Na virada do ano, as mulheres e postos de combustíveis foram alvos dos criminosos.
Na noite do dia primeiro, duas mulheres foram assaltadas na Rua Bela Vista, Bairro Alterosa, por uma dupla de criminosos em bicicletas.
A balconista Tânia Maria Pinheiro, 32 anos, e a atendente comercial Elaine Rosa de Oliveira, 25 anos, foram abordadas pelos criminosos que, de posse de um revólver, ameaçaram-nas de morte e levaram dois celulares.
Um dos criminosos, de cor negra, usava boné preto e camisa vermelha, e o outro usava bermuda azul e camisa preta, e fugiram em direção à Rua Sete de Setembro.
Na madrugada do dia 31, um trio de criminosos assaltou a balconista Sabrina da Paixão Souza, 18 anos, na Rua Brasil, Bairro Dr. João Alves.
O trio, que estava armado com um revólver, ameaçou a balconista de morte e roubou seu celular Gradiente.
POPULARES SE REVOLTAM CONTRA BANDIDOS NO SÃO JUDAS
Outra mulher foi assaltada na madrugada do dia 31 na Rua Gentil Gonzaga, Bairro São Judas, por um trio de criminosos.
A comerciante Aline Cristiane dos Santos, 33 anos, foi abordada por um trio de criminosos que, de posse de um revólver, passou a ameaçá-la de morte colocando a arma em suas costas.
Os criminosos roubaram a bicicleta modelo feminino de cor roxa/branca, da comerciante e fugiram em sentido ao Bairro Maracanã.
Populares que presenciaram o crime se revoltaram contra a ação dos criminosos e conseguiram deter o menor W.B.S., 17 anos, morador do Bairro Maracanã, que foi apreendido e conduzido à delegacia de polícia, juntamente com a bicicleta roubada.
POSTOS DE COMBUSTÍVEL
Na última madrugada de 2006, dois postos de combustível foram assaltados por criminosos.
Por volta das 3 horas do dia 31, um homem surgiu com um capacete azul no fundo do posto Grande Minas, localizado na Avenida Deputado Plínio Ribeiro, Bairro Vera Cruz, e de posse de um revólver rendeu o frentista Gilson Guedes de Araújo, 24 anos.
O criminoso, que usava calça jeans e camisa vermelha, roubou R$ 300 em dinheiro do caixa do posto e fugiu em sentido ao Bairro Vera Cruz.
O posto de combustível Estrela, localizado na Avenida Sidney Chaves, Bairro Edgar Pereira, foi assaltado por um homem que fingiu acender um cigarro para render o frentista Vital Batista dos Santos, 35 anos.
O homem chegou e pediu um isqueiro ao frentista que, ao virar-se, foi atingido com um objeto pontiagudo e agarrado pelo pescoço.
Após ameaçar matar o frentista, o criminoso fugiu levando R$ 40 em dinheiro.
