Evento inclusivo

ANIMON: festival geek e anime em Montes Claros espera 15 mil visitantes

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 09/09/2025 às 19:00.

No próximo sábado (13) e domingo (14), a Avenida Viriato Ribeiro de Aquino, em Montes Claros, será palco do ANIMON 2025, festival de cultura Geek e Anime, com dezenas de atrações selecionadas para animar o público. São esperadas cerca de 15 mil pessoas nos dois dias de evento.

Entre as atrações confirmadas, oito dubladores de destaque nacional, incluindo nomes das séries DanDaDan (Hannah Buttel, Renan Vidal e Bruna Laynes) e Frieren (Maria Clara Rosis, Jacque Souza e Lucas Miagusuku), além de Pedro Alcântara e Ângela Couto, que participarão de um painel especial sobre dublagem. Na parte musical, o público poderá curtir apresentações inéditas em Montes Claros, como Senpai Old School, Akatsuki Band e Whisper (cover Evanescence), além das já aguardadas Ghouls (cover Ghost) e Os Kreuzebecks (cover mamonas assassinas), e outras seis apresentações musicais em dois palcos simultâneos.

O produtor de eventos, Thomaz Fernandes dos Anjos Neto, organizador do ANIMON, destaca que foi definido o ingresso com preço acessível, que reforça o caráter social da festa. Os valores são de R$ 20 (diário social) e R$ 25 (passaporte social). “É um diferencial, pela produção profissional, pela quantidade e qualidade das atrações confirmadas e pelo formato acessível e acolhedor para toda a família. Mais que um show ou feira, o ANIMON é um espaço de convivência cultural, ideal para passar o dia inteiro com amigos e familiares”, diz. Além das atrações, o evento contará com uma praça de alimentação gigante, reunindo opções gastronômicas variadas para atender a todos os gostos, do público jovem ao familiar.

Thomaz explica que o evento segue o modelo de feira de rua que já é muito conhecido nas capitais, com ingresso acessível. No ingresso social, o valor é de meia entrada mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Menores de idade têm direito à meia entrada, em todo o Brasil, além de estudantes, jovens, de baixa renda e professores de rede pública. “É importante espalhar isso, pois percebemos que as pessoas da região não sabem que têm direito a pagar menos, e até desconfiam do evento pelo preço e por simplesmente oferecermos o que já deveria ser um padrão”, declara. Para ele, a capital do Norte de Minas tem capacidade e potencial para receber um evento nesse modelo. Os organizadores estão preparados e a montagem começa na próxima quinta-feira.
 
INCLUSÃO
Em parceria com a Associação dos Deficientes de Montes Claros (ADEMOC), a organização prepara espaços adaptados para receber Pessoas Com Deficiência (PcDs) em área elevada em ambos os palcos, brigadistas, intérprete de libras para os principais painéis e portaria dedicada. “A gente faz o compromisso de que todos devem ser capazes de usufruir do evento da mesma forma. O ingresso é gratuito para PCD e acompanhante”, declara Thomaz. 

“É muito bom que o evento esteja trazendo inclusão e acessibilidade, porque PcDs têm muitas preocupações quando planejam ir a eventos culturais. Além da falta de acessibilidade dos espaços, a linguagem adotada não chega a nós e faz com que a gente desista de ir”, diz Lucas Quadros, PCD com baixa visão, roteirista e estudante de cinema. 

No ANIMON Lucas também será apresentador de painéis e vai entrevistar dubladores. O material servirá para orientar pessoas que pretendem atuar no ramo. “Tenho um envolvimento muito grande com o audiovisual e com a dublagem, porque desde cedo ela propicia o meu acesso a diversos produtos do cinema, das séries, os videogames, já que eu não consigo ler legendas. Ainda é assim que recebo o acesso”, conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por