“O esporte transformou a minha vida e me mostrou que eu sou capaz de chegar onde eu quiser” comenta a acadêmica do curso de nutrição da Fasi/Funorte (arquivo pessoal/ divulgação)
No último Sábado (13), a acadêmica de nutrição da Fasi/ Funorte, Sarah Freitas Fernandes, de 24 anos, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Estreantes da IFBB Minas (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness) realizado em Belo Horizonte no Teatro Ney Soares na categoria Wellness.
Sua história no fisiculturismo começa em 2012 quando a atleta enfrentava um quadro de ansiedade e insônia que não era solucionado. “Mesmo com tratamento médico nada resolvia minhas crises e, diante disso, resolvi buscar uma nova alternativa para sair daquela situação e foi quando eu iniciei a prática de atividade física combinada a uma reeducação alimentar. Com alguns meses, eu já não precisei mais do remédio para dormir e a cada dia que passava eu conseguia perceber como esse estilo de vida estava me transformando. Nesse cenário, busquei ajuda de um coach para me orientar com a dieta e o treino e daí em diante eu não parei”, conta.
“Aos poucos, os resultados estéticos apareceram e a minha vontade de evoluir aumentava a cada dia. Não consigo explicar o momento em que decidi que queria competir. O amor pelo esporte nasceu no meu coração por saber que minha vida foi transformada. Então, eu precisava mostrar esse amor no palco”, acrescenta Sarah.
PREPARO NUTRICIONAL
Sarah explica que o atleta de fisiculturismo precisa de um preparo nutricional minucioso que é dividido em off season (fase de ganho de massa muscular) e pré contest (fase de eliminar gordura e retenção de líquidos). Ela também conta que ser estudante de nutrição a ajudou a entender as estratégias utilizadas na sua preparação de maneira técnica já que os ajustes na dieta de um atleta são muito finos, ou seja, cada detalhe importa.
“Infelizmente, o fisiculturismo é um esporte pouco valorizado no nosso país. Nós atletas gastamos muito para competir e fazemos isso por amor, pois não temos retorno financeiro com as competições. Os gastos são altíssimos com dieta, manipulados, suplementos, fisioterapia, exames. Além disso, pagamos a filiação na federação, inscrição dos campeonatos, viagem e hospedagem. Tudo isso do nosso bolso, pois não há incentivos”, desabafa a atleta.
Com a vitória nos estreantes, Sarah garante vaga para o campeonato mineiro e conta a felicidade da conquista. “No meu Instagram, eu assumi um compromisso público, me comprometendo a fazer o meu melhor para representar Montes Claros no palco. Fiz isso para me sentir na responsabilidade de não decepcionar ninguém e todos os dias recebia mensagens de incentivo, força e apoio. É uma felicidade inexplicável saber que consegui chegar até o fim da preparação e que consegui representar a minha cidade tão bem. Quero evoluir para representar a minha cidade nos maiores campeonatos do Brasil”, diz.
“O esporte transformou a minha vida e me mostrou que eu sou capaz de chegar onde eu quiser. A única pessoa que não consegue realizar os seus sonhos é aquela que desiste. Continue! Sua hora também vai chegar”.