entrevista

Academia com novo integrante

Solenidade de posse está marcada para o próximo dia 29

Adriana Queiroz
Publicado em 16/09/2022 às 01:00.

Leonardo Linhares Drumond Machado, advogado e professor universitário. (divulgação)

Leonardo Linhares Drumond Machado, advogado e professor universitário. (divulgação)

 O montes-clarense Leonardo Linhares Drumond Machado é advogado e professor universitário. É no próximo dia 29 toma posse na Academia Montes-Clarense de Letras, em solenidade no Centro Cultural Hermes de Paula (CCHP). Atualmente, trabalha como advogado público efetivo da Prefeitura de Montes Claros, aprovado em concurso público em 2005, encontrando-se para o cargo de procurador-adjunto de Consultoria. É sócio do Escritório de Advocacia Leonardo Linhares Advogados Associados, junto com a esposa.

Conta que foi nos primeiros meses de 2020, antes do início da pandemia, que teve o privilégio de ser indicado para ocupar uma vaga de membro da Academia. 

“Isso em razão da vacância decorrente de falecimento de membro titular, pelos amigos acadêmicos Edgar Antunes Pereira Filho e Antônio Alvimar Souza. Submetido ao processo de eleição, tive a grata surpresa de ter meu nome aprovado e poder realizar o antigo sonho de pertencer à entidade cultural e literária, que reputo como uma das mais antigas e importantes do Norte de Minas Gerais”. 

A comunicação da aprovação de seu nome foi feita no início desse mês pela professora Ivana Ferrante Rebello, presidente da Academia. 

“Esclareço que a emoção desse comunicado se tornou ainda mais gratificante pelo privilégio de ser empossado na mesma solenidade em que também serão empossados intelectuais que muito admiro, como o Doutor Petrônio Braz, o Jornalista Paulo César Oliveira e o Professor Fabiano Lopes de Paula. Além disso, a oportunidade concedida de poder integrar a Academia Montes-clarense se torna mais gratificante e profunda pelo fato de ser um lugar privilegiado de convivência real, fraterna, suave e elegante em torno daquilo que satisfaz a nossa alma, espírito e intelecto: a cultura, as artes, a educação, a história, a memória de nosso povo e o culto à língua portuguesa”, revela.
 
Você sempre teve essa sede pelo saber?
Sim, pelo fato de ser filho e neto de professoras, bem como ter feito o jardim de infância/maternal no Colégio Imaculada Conceição, tive o privilégio de ser alfabetizado muito cedo e ter aprendido a ler ainda na primeira infância, iniciando a partir de então uma relação de amor com a leitura que me acompanha até hoje. Tive ainda o privilégio de contar com um pai que era um leitor ávido de jornais e livros históricos e que me motivava a ler bastante e diariamente. A leitura sempre foi um hobby cultivado diariamente e até hoje sou um leitor voraz e compulsivo, lendo no mínimo dois a três livros por mês, sobre os mais variados assuntos (biografias, poesias, crônicas, viagens, relatos históricos, entre outros), além dos livros exigidos para o exercício da advocacia e do magistério jurídico.

Como foi a trajetória literária até a Academia Montes-clarense de letras e que contribuição espera proporcionar?  
Pelo fato de ler bastante sempre gostei de escrever crônicas e poesias, tendo, na juventude, publicado artigos e crônicas no Jornal de Notícias e no Jornal Hoje em Dia, bem como participei com algumas poesias de uma Antologia Poética publicada pelo Psiu Poético, idealizado e capitaneado pelo amigo poeta Aroldo Pereira. A vida acadêmica também me proporcionou a oportunidade de produzir e publicar diversos artigos acadêmicos na área do Direito, na qualidade de professor e pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros. Acredito sinceramente que minha contribuição e minha nova responsabilidade e compromisso serão trabalhar incansavelmente, juntamente com meus confrades, para estimular e disseminar o amor e paixão à leitura, à cultura e aos livros, os quais, infelizmente, atualmente encontram relegados a um segundo plano, devido a popularização e massi-ficação das tecnologias digitais e redes sociais.
 
Pode nos contar sobre os projetos e atividades da Academia?  
Sempre teve papel importante e destacado na atividade cultural e intelectual de Montes Claros e região, promovendo eventos literários e culturais extremamente importantes, como, por exemplo, o 1º FLAM - Festival Literário do Autor Montes-Clarense, realizado no início do ano, com 10 dias de duração, que atraiu mais de 700 pessoas e proporcionou a venda de centenas de livros de autores montes-clarenses e norte-mineiros. O sucesso do FLAM foi tão grande que a equipe organizadora já está planejando a próxima, provavelmente em abril de 2023, ampliando seu alcance para mais pontos da cidade e para um público ainda maior. Além disso, promove continuadamente o lançamento de Antologias, reunindo obras de intelectuais e escritores. Tenho certeza absoluta que a Academia, sob a presidência da Professora Ivana, irá intensificar e promover inúmeros projetos literários nos próximos anos, mantendo assim a tradição de 56 anos dedicados à cultura, à literatura e à memória, essenciais para a educação do nosso povo e preservação de nossos costumes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por