
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Norte de Minas promoveu um encontro exclusivo com a mídia regional na última segunda-feira (16), visando estreitar laços e fortalecer a comunicação. Durante o evento, o presidente da entidade, Patrick Lucas, revelou novas iniciativas e projetos da associação, destacando o compromisso em ampliar a colaboração com a imprensa local. Acompanhe os detalhes dessa reunião e os planos apresentados para o setor.
Quais são hoje as principais demandas do setor de bares e restaurantes na região do norte de Minas?
Nossa principal demanda neste início de gestão é, sem dúvida, restabelecer a confiança na entidade como um ente fundamental na representatividade do setor de alimentação fora do lar perante a sociedade e o poder público. Para isso, uma postura de diálogo e escuta ativa foi estabelecida, para entendermos os principais anseios dos empresários do setor e também de toda a sociedade.
Como a Abrasel tem apoiado os empreendedores locais no enfrentamento de desafios econômicos e regulatórios?
A Abrasel busca, neste primeiro momento, soluções e parcerias com fornecedores visando criar uma rede confiável e com vantagens exclusivas aos nossos associados, como condições especiais de compras de insumos e contratação de serviços estratégicos. Também estamos em constante diálogo junto ao poder público para buscarmos juntos soluções para o fortalecimento de todo o setor, sempre prezando pelo equilíbrio entre as partes, para podermos desenvolver nossas atividades em harmonia com a sociedade e de forma sustentável.
Quais são os principais projetos que a Abrasel Norte de Minas está lançando ou apoiando neste segundo semestre?
Neste segundo semestre, estamos em andamento com o primeiro Circuito gastronômico da Abrasel Nordiminas, que se encerrará dia 21 de setembro. Este circuito foi criado com o intuito de fortalecer nossa culinária local, valorizando os produtos e produtores da nossa região, afim de resgatar nossa essência norte-mineira através da culinária. Também iniciamos em 16 de setembro nossa participação no Concurso “O Quilo é Nosso”, uma iniciativa da Abrasel Nacional, onde participam restaurantes de comida a quilo de todo o Brasil, e Montes Claros estará representada com três restaurantes: Mapa de Minas, Mania Gourmet e Ohashi Sushi Bar. Vamos participar também como apoiadores do Projeto Sabores das Gerais, promovido pela Prefeitura Municipal de Montes Claros e Secretarias de Cultura e Turismo juntamente com o Sebrae MG.
Há alguma iniciativa voltada para capacitação de mão de obra no setor de alimentação fora do lar?
A Abrasel Nordiminas firmou uma parceria com o Senac MG, onde estamos buscando soluções conjuntas para o lançamento de cursos voltados à alimentação fora do lar. Uma programação está sendo desenvolvida para o ano de 2025. Em breve teremos muitas novidades.
Qual é a perspectiva da Abrasel para o setor gastronômico regional neste ano?
Nossa perspectiva para o segundo semestre de 2025 é positiva, com crescimento moderado no faturamento de todo o setor. Apesar dos desafios que enfrentamos todos os dias, como a alta da carga tributária e o aumento dos insumos, esperamos ter uma melhora nas vendas nesta segunda metade do ano, pois alguns fatores influenciam positivamente, como o clima quente e as festividades de final de ano.
A inflação e os custos com insumos ainda não são os principais desafios para os empresários?
Com certeza, a inflação ainda é um dos principais gargalos do nosso setor. A constante variação nos preços dos alimentos espreme as margens de lucro, prejudicando a competitividade. Temos muita dificuldade em repassar esse aumento de preços em nossos cardápios, pois o empresário em geral sabe que quando os preços aumentam, o consumo cai. Então ficamos neste loop eterno, tentando literalmente equilibrar pratos para buscar um equilíbrio entre Receitas x Despesas.
Como a entidade vê a retomada do setor pós-pandemia e quais os aprendizados ficaram desse período?
A pandemia nos trouxe profundas reflexões e muito aprendizado, principalmente quando pensamos na gestão da empresa. Antes preocupávamos muito com receitas, sempre querendo vender mais, porém a pandemia nos trouxe outro entendimento de que precisamos ser mais eficientes nos controles de custos e gestão de pessoas.
A Abrasel pretende investir mais em ações de divulgação e eventos voltados à valorização da culinária local?
Será uma premissa em nossa gestão a valorização da cultura local como um todo, vamos incentivar e buscar projetos que enalteçam o que temos de melhor, nossa cultura, música, gastronomia, sempre incentivando e dando apoio principalmente a pequenos comércios e produtores locais.