Dos bastidores: comando
do 10º BPM também
seria mudado
3ª Região de polícia militar de Minas Gerais poderá ter um novo comandante já conhecido da tropa. Desde o anúncio de que o atual comandante da 3ª RPM, coronel Geraldo Magela estaria de partida para comandar a PM na cidade de Barbacena, ainda neste mês, vários nomes foram citados para o novo comando.
Nos bastidores da PM, os nomes mais cotados para assumir a 3ª RPM seriam o do tenente-coronel Heli Gonçalves (foto: arquivo), que atualmente comanda o 10º BPM, e do tenente-coronel Gilberto, que comanda a PM em Januária.
Os comandantes do 10º Batalhão e 3ª RPM não comentam o assunto e se limitam a falar que a decisão será do comando-geral. Afirmam, porém, que a decisão ainda não foi tomada.
Com o nome do tenente-coronel Heli cotado para assumir o comando da 3ª RPM, vários outros nomes foram citados nos bastidores como novo comandante do 10º Batalhão, entre eles os do tenente-coronel Silvio, tenente-coronel Abreu e do major Franklin, que seria promovido a tenente-coronel para assumir o comandado do 10º BPM, pois atualmente responde como subcomandante da corporação.
As informações dos bastidores podem estar certas, de acordo com informações apuradas por O Norte.
ARTICULAÇÃO
Através de uma fonte de confiança dos comandos, que pediu para não ser identificada com medo de retaliações, ao contrário do que afirmariam os comandos do 10º BPM e 3ªRPM, os nomes dos novos comandantes já foram definidos através de articulação política junto ao comando geral da PM em Belo Horizonte.
Segundo a fonte, o novo comandante da 3ª RPM será o atual comandante do 10º BPM, tenente-coronel Heli, que será promovido a coronel.
Já para ocupar o lugar do comandante do 10º BPM o nome seria, ainda segundo a fonte, o major Franklin, que atualmente responde como subcomandante do 10º batalhão e será promovido a tenente-coronel.
Ainda segundo a fonte, os nomes do tenente-coronel Heli e do major Franklin teriam sido definidos após articulação do deputado estadual Arlen Santiago, junto ao comandante-geral da PM em Minas Gerais, coronel Helio Junior.
- Entre outros nomes que foram cogitados para assumir os comandados, os do tenente-coronel Heli e do major Franklin foram escolhidos devido ao alto prestígio que o deputado do Norte de Minas tem junto ao comando-geral da policia no estado – finalizou a fonte.
TROCA
Sobre a data da troca de comando da 3ª RPM, que conforme bastidores da policia seria marcada para a próxima sexta-feira, 15, o subtenente Charles, da assessoria de imprensa da 3ª RPM, informou a O Norte, na tarde de ontem, que ainda não foi definida a data para transferência de comando, já que o nome do novo comandante ainda deve ser confirmado pelo comando geral da policia militar.