O Dia Nacional do Cerrado está sendo comemorado desde a última quinta-feira, 23 na Vila de Santa Bárbara, em Augusto de Lima com atividades culturais, como as instalações lumínicas, instalação fotográfica com projeções de fotos sobre o sertão mineiro e brasileiro, mostra de vídeo Mapping com projeções na fachada da fábrica do século XIX, música, gastronomia, entre outras ações.
O Norte conversou com Bernardo Caldeira Brant, da organização Oficina de Imagens – Comunicação e Educação.
Como foi retornar com o evento esse ano?
Muito gratificante realizar essa segunda edição, em 2022, em um momento que ainda estamos vivendo a pandemia do COVID 19. Apostamos no formato híbrido: parte presencial com público local e regional, e on line via streaming de vídeo no Canal do Youtube "Cerrado Mapping Festival".
Como você vê a importância do evento para preservação do cerrado?
O Festival é mais uma estratégia para chamar atenção da sociedade brasileira sobre o cerrado, e um processo de sensibilização das populações locais para um ecossistema super importante mas pouco valorizado pelas suas riquezas e potencialidades.
O que o Cerrado Mapping Festival traz de novidade para discutir a importância de preservar a riqueza de formas e paisagens do cerrado mineiro?
A novidade é realizar um festival de arte e tecnologia com projeções mapeadas na ruína de uma fábrica do século XIX com o tema “Cerrado" com uma abordagem de educação patrimonial, ou seja, falar da história, da memória do sertão de Minas Gerais de forma criativa, lúdica e provocativa. Como a Vila de Santa Bárbara, no município de Augusto de Lima, tem capacidade limitada para receber pessoas pelo seu número de hospedagens, apostamos na comunicação on line do Festival para atingir um maior número de pessoas. Outro aspecto: suas instalações lumínicas como o Zootrópio e uma instalação fotográfica com imagens de fotógrafos brasileiros sobre o sertão do Brasil através da Missão São Francisco.
Qual o maior desafio para edição desse ano?
O maior desafio está sendo ampliar a participação do público regional, dos municípios do Norte de Minas, e do entorno da Vila de Santa Bárbara. Para nós é muito importante ter maior articulação e participação dos moradores da Vila de Santa Bárbara como um evento que dialoga com a cultura local e insere a comunidade em ações do Festival, e não somente com um público de turistas. Para isso, vamos realizar nesta sexta, 24/06, dia de São João, uma festa junina organizada pela comunidade, com banda de forró “pé de serra", barraquinhas etc. Estamos promovendo também um circuito de culinária e gastronomia com a participação dos estabelecimentos que atuam na Vila de Santa Bárbara para promover a culinária local e produtos do cerrado.
Como o Festival impacta sobre a preservação do cerrado?
Bom, não conseguimos medir ainda esse impacto pois esse um trabalho que exige continuidade e ações permanentes. Mas todo o trabalho de divulgação do Festival favorece ampliar a consciência sobre a importância do cerrado em Minas Gerais e no Brasil.
Mudanças de rota nesses dois anos?
Mudanças de rota tem haver como investir mais em instalações de luz montadas em ambientes naturais como cachoeiras, lajedos, matas e veredas do cerrado. Um ponto que faltou na mudança de rota e/ou novidade é a convocatória pública para apresentação de trabalhos para o festival e não só a participação de artistas convidados.
Qual a expectativa para esse recomeço?
A primeira edição do Festival aconteceu em agosto de 2020, em 11 setembro de 2021 fizemos uma ação menor no Dia Nacional do Cerrado na Vila de Santa Bárbara que teve uma boa repercussão, principalmente, de mídia. E esse ano de 2022 a gente amplia as ações do Festival e atinge um público mais amplo no Norte de Minas pois o Festival se insere dentro da política pública de cultura de descentralização de ações culturais no interior do estado.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Artes Visuais
24/06 (sexta-feira) das 15h às 18h - Visual Brasil Meeting - Programa de debates com os artistas que participaram da convocatória pública e realizadores de festivais de mapping no Brasil. O evento é híbrido, com participações on-line e presenciais, e será transmitido via streaming de vídeo nas redes do festival da Sala de Reuniões do Resort Aguas de Santa Bárbara.
24 e 25/06 - (sexta e sábado) - das 19h as 24h:
Instalação lumínica ZOOTROPO - baseada em técnicas dos primórdios do surgimento do cinema é uma instalação imersiva de 360 graus e será montada na mandala da praça da Vila Santa Bárbara, ver referência https://vimeo.com/639499797.
Instalação fotográfica com projeções de fotos sobre o sertão mineiro e brasileiro dos fotógrafos brasileiros Fabiana Figueiredo, Nair Benedicto, Fausto Chermont, Celso Brandão, Isis Medeiros, Pedro Amaral e o francês Pierre Devin da mostra do acervo da "Missão São Francisco", e será montada na lateral da fábrica de tecido, ver referência http://territoiresensible.com/auteurs-mrsf/ .
24 a 25/06 (sexta e sábado) das 19h30 às 21h30 - Mostra de Vídeo Mapping com projeções na fachada da fábrica do séc. XIX com obras produzidas a partir da Convocatório Pública e de artistas convidados reconhecidos no Brasil e no mundo.
Programação musical e gastronômica de 24, 25 e 26 de junho/22:
24/06, das 21h30 às 01h - Noite junina com barraquinhas e o Trio Passarada. Formado por Laura Souza, Max Cabral e Ariel Garcias, e como convidado especial o sanfoneiro Max Herbert, com o melhor do forró "pé de serra" com repertório de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e da nova geração do forró brasileiro. A noite junina será organizada em parceria com a Associação de Moradores da Vila Santa Bárbara.
25/06 - das 21h30 as 01h - Festa com Dj Bill (repertório Samba Rock e rock brasileiro) e live de Vjs na fachada da Fábrica do Séc XIX.
24 a 26/06 – Festival gastronômico de Comidas do Sertão Mineiro e produtos do Cerrado envolvendo os restaurantes locais.
O Cerrado Mapping Festival é realizado pelo Governo de Minas através da Secretaria da Cultura e Turismo da Lei de Incentivo à Cultura do estado de Minas Gerais e patrocinado pela CEMIG, e co-realizado em parceria com a Oficina de Imagens - Comunicação e Educação - em parceria com o Darklight Studio (Brasil e Barcelona) - que há 15 anos através do Festival Visual Brasil em Barcelona criou um intercâmbio cultural com o objetivo de fomentar experiências estéticas que aliam videomapping, memória e educação patrimonial. Outros parceiros envolvidos nesse processo são: Coletivo Telenoika/Barcelona/ES; Inter TV; Resort Águas de Santa Bárbara; Pousada Veredas da Vila.
Serviço:
Onde: Vila Têxtil de Santa Bárbara, Águas de Santa Bárbara Resort Hotel Endereço: Fazenda Santa Bárbara s/n zona rural, Augusto de Lima - MG, 39220-000 Dias: 23, 24 e 25 de junho de 2022
Horário: 18h até as 01h
Transmissão on-line através dos links:
www.facebook.com/cerradomappingfestival
www.youtube.com/c/CerradoMappingFestival
Além de cobertura pelas redes sociais:
Instagram: @cerradomappingfestival
Facebook: Cerrado Mapping Festival
YouTube: Cerrado Mapping Festival
Site: www.cerradomapping.com
Instagram: https://www.instagram.com/cerradomappingfestival/