Ao celebrar a data, o Papa Bento XVI expressou hoje a sua preocupação com os desempregados e os jovens com dificuldades para encontrar emprego.
Joseph Ratzinger lembrou o pai de Jesus, São José, um carpinteiro que a cada dia teve que se ocupar com as mãos das necessidades da santa família, durante uma missa na basílica de São Pedro diante de muitos peregrinos.
Bento XVI lembrou a doutrina da Igreja, que considera que o trabalho tem importância primordial para a realização do homem e o desenvolvimento da sociedade, e por isso deve estar sempre organizado, realizado em pleno respeito à dignidade humana e a serviço do bem comum.
O Pontífice também considerou indispensável que o homem não se deixe escravizar pelo trabalho e defendeu o respeito ao dia de descanso.
Neste domingo, em Montes Claros, a data está sendo comemorada. A Catedral de Nossa Senhora Aparecida organiza uma procissão pelas ruas do centro da cidade, em homenagem a São José.
A semana de comemorações ao santo vai ser encerrada amanhã, segunda-feira, com uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Geraldo Magela de Castro, na Capela de São José.
Desde o último dia 10 de março, estão acontecendo novenas na Catredal, sempre às 18h30.