Presos tentam driblar vigilância na cadeia de Moc

Jornal O Norte
04/08/2005 às 17:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:49

Lucy Soares


Repórter


lucy@onorte.net

Não há limites para a criatividade de quem cumpre pena numa cadeia e não quer perder por completo os prazeres que a liberdade permite. A administração da cadeia pública de Montes Claros revela que os presos têm utilizado as formas mais inusitadas para tentar driblar a segurança da cadeia. À medida que se descobre um método, os presos criam outros. O velho truque do revólver dentro do bolo já não faz parte do repertório. A cada dia os presos estão tendo mais idéias, e a ajuda de familiares e amigos facilita mais ainda a idéia de fuga. A cadeia de Montes Claros, que foi inaugurada em 1986, já não suporta mais detentos, já não tem condições de manter os atuais presos, que na sua maioria já estão condenados.

- Lugar de condenado é em presídio. Na cadeia eles estão revoltados - diz um policial civil,  confessando que já não agüenta mais a situação no presídio.

- Quando uma pessoa é presa, ela não está apta a conviver normalmente na sociedade, então ela é presa em uma cadeia comum, julgada, condenada e transferida para um presídio industrial, onde poderá trabalhar e produzir alguma coisa, tendo alguma perspectiva, orientados por psicólogos, médicos, terapeutas, enfim, tudo para que se recupere um cidadão para devolvê-lo à sociedade. Mas infelizmente essa realidade nem passa perto dessa cadeia daqui. Estão mantendo os presos enjaulados, aquilo não é jeito de ninguém ser tratado. Eles estão revoltados, estão virando bicho, e isso é culpa do estado. A cadeia é um zoológico humano - ressalta o policial.

Durante uma operação que foi feita na segunda e na terça, foram encontrados diversos objetos, como celulares, uma bereta calibre 22, câmera fotográfica, tudo em uma única cela. A policia está diminuindo o numero de objetos em celas, para dificultar as tentativas de fulgas, mas de contrapartida, hoje, existem sete celas que estão desativadas, porque eles mesmos as destroem. Então, todos estão amontoados, então juntos, são mais idéias, e automaticamente mais confusão.

Cada cela possui, segundo o policial, 30 metros quadrados, comportando cerca de 14 a 15 presos. A cadeia que tem estrutura para 90 presos e está mantendo 266, sendo que 80 já são condenados. Vários presos, porém, já foram transferidos para os presídios do estado, e a policia agora tenta humanizar a cadeia, implorando para a construção de mais cadeias e transferências de presos condenados, porque mantendo os condenados lá, eles se revoltam, porque eles sabem que já foram condenados, mas estão enjaulados.   

Grande quantidade de drogas que já foi apreendida nas genitálias de mulheres que tentaram entrar na cadeia. Os policiais já apreenderam maconha e até aparelhos celulares embrulhados em preservativos que são transportados nas vaginas das companheiras dos apenados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por