Polícia desarticula facção criminosa em Moc

Jornal O Norte
09/01/2008 às 09:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:22

Matadores e traficantes são presos


após tentarem matar mais um jovem

Procurados pelas polícias federal e civil, há cerca de seis meses, foram presos na noite de segunda-feira, 7, os lideres de uma facção criminosa - organização criminosa que atuava no tráfico de drogas dos Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás para o Norte de Minas, que vinha coordenando execuções de jovens envolvidos com o tráfico de drogas em Montes Claros.

As prisões foram efetuadas por policiais da tropa de elite do 10º batalhão de polícia militar após longa perseguição e resistência dos suspeitos. Com os traficantes e matadores, como aponta a polícia, foram apreendidas quatro armas, sendo três delas de uso exclusivo das forças armadas, dezenas de munições também de uso exclusivo, celulares, armas brancas, dinheiro e um veículo de Cuiabá – MT.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Tudo começou por volta de 20h quando uma guarnição policial, durante patrulhamento pela Rua C, Bairro Ciro dos Anjos, deparou com Gustavo Aroldo Mota Soares, 23 anos, conhecido por Guna e que tem sete passagens pelos meios policiais, caído no chão.

Guna havia sido baleado com vários tiros, minutos antes, e informou aos policiais que os autores da tentativa de homicídio estavam em um veículo Corsa Sedan de cor azul e que um deles seria Quizim. Familiares de Guna, que foi baleado no braço e no tórax, acionaram o Samu – Serviço de atendimento móvel de urgência. A vítima foi levada para o hospital Santa Casa.

No local do crime foi apreendido um projétil e um cartucho vazio de calibre 9mm, de uso exclusivo das forças armadas.

PERSEGUIÇÃO POLICIAL

Imediatamente, todas as guarnições foram comunicadas através do centro de operações da PM sobre as características do veículo suspeito e começaram os rastreamentos. Em menos de dez minutos, uma guarnição localizou o carro na Avenida Governador Magalhães Pinto, próximo à churrascaria Chimarrão, momento em que os suspeitos perceberam a proximidade dos policiais e tentaram fugir.

Equipes de patrulhamento ostensivo e preventivo, da Rotam – Rondas táticas metropolitanas,  do Gepar – Grupo especializado de policiamento em áreas de risco, tático móvel, do motopatrulhamento e outras viaturas perseguiram o veículo até o Bairro Vera Cruz, sendo necessário disparar vários tiros nos pneus para parar o veículo.

Os suspeitos abandonaram o veículo, Corsa Sedan, cor azul, placa KAC 2882 – Cuiabá/MT, na Rua José Ribeiro da Silva, próximo ao esgoto da avenida Sanitária e dispensaram quatro armas, dezenas de munições e celulares.

O suspeito, Waldemir Tavares da Silva Filho, 29 anos, conhecido por Malboro, foragido da polícia federal e apontado como líder da facção criminosa, conduzia o veículo e ao ser cercado pela PM, tentou tomar outro carro de assalto usando uma faca tipo peixeira, mas foi dominado e preso, em flagrante. Malboro usava um colete à prova de balas durante a fuga.

Os outros suspeitos de integrarem a facção criminosa e terem participações em vários homicídios na cidade: Wadson Fonseca da Silva, 23 anos, o Quinzim, que tem cinco prisões cadastradas; Ricardo Zeferino Fonseca, 23 anos, o Ricardinho, que tem quatro prisões registradas; e Erivelton Ferreira de Souza, 23 anos, o Veto, que tem dez passagens pelos meios policiais; foram presos após tentarem fugir pelo esgoto.

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo delegado de plantão, Rodrigo Braz, por formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo, e conduzidos ao presídio local onde permanecerão à disposição da justiça. O carro, armas e munições e todo o material apreendido foram entregues à autoridade policial.

ARMAS E MUNIÇÕES

Com os suspeitos foram apreendidas armas e dezenas de munições de uso exclusivo das forças armadas, o que, segundo a polícia, seria utilizando para a execução de rivais do tráfico na cidade.

Ao todo foram apreendidos: três pistolas automáticas de calibres .45 e 9mm, de uso exclusivo; um revólver de calibre 38; dois coletes a prova de balas, sendo que um apresentava uma perfuração no peito; nove celulares; várias chaves de residências; uma faca tipo peixeira com 30 cm de lâmina; um punhal com 20 cm de lâmina; dois chips de celular; cinco placas balísticas; 172 munições de calibres de uso exclusivo - 9mm, .380, .45 – e calibre .38; 13 cápsulas deflagradas de calibre 380; e R$ 407 em dinheiro.

No comando da operação, o tenente Alkimim, falou a O NORTE sobre a satisfação da PM em ter retirado de circulação elementos de alta periculosidade.

- A polícia militar esta satisfeita em mais um grande trabalho realizado pelos nossos policiais que culminou na prisão de criminosos de alta periculosidade, suspeitos de vários homicídios e de comandar o tráfico de drogas na cidade. Nossas operações continuaram diuturnamente com o único e exclusivo objetivo: manter a ordem pública e promover a paz social – afirmou o tenente Alkmim, que também parabenizou toda a tropa empenhada na operação: ‘todos os policiais que arriscaram suas vidas e se empenharam nesta operação estão de parabéns!’.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por