MOC registra cinco casos de feminicídio

Elaine Figueiredo foi a vítima mais recente de violência contra a mulher: ela foi morta pelo ex-marido no domingo

Alice Veloso*
O Norte - Montes Claros
18/09/2018 às 06:12.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:30
 (LEO QUEIROZ)

(LEO QUEIROZ)

Minas Gerais tem um caso de violência doméstica contra a mulher a cada 3 minutos e 37 segundos, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública. Em 2017 foram mais de 145 mil ocorrências cujo autor tinha algum tipo de relacionamento com a vítima. Em Montes Claros, cinco casos de feminicídio foram registrados neste ano – dois consumados e três tentados, segundo a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

No domingo, mais um caso chocou a cidade. Elaine Figueiredo Lacerda, de 61 anos, foi morta com quatro disparos de arma de fogo pelo ex-marido, Calcivo Deusdete de Freitas, de 61, em frente à própria casa no bairro Jardim Panorama.

O crime foi praticado na presença de um sobrinho da vítima, que também sofreu ameaças do homem. Toda a ação foi registrada por câmeras de segurança no local.

De acordo com a Polícia Civil, o acusado ia levar Elaine ao velório do irmão dela quando iniciaram uma discussão sobre a utilização de um automóvel. Ele vai até o carro, pega a arma no porta-malas e dispara contra a vítima, que cai na calçada. O Samu foi chamado e realizou os primeiros socorros, mas a vítima não resistiu e morreu no local.

Calcivo foi preso na madrugada desta segunda-feira, na propriedade rural dele em Coração de Jesus, e confessou o crime. No local a PM apreendeu uma espingarda calibre 22, cuja origem está sendo apurada.

Na delegacia, o suspeito disse estar arrependido. “Sempre fiz tudo para ela, tanto que tínhamos 35 anos de casados. O crime é injustificável, com uma pessoa que era maravilhosa. Me arrependo totalmente. Não porque vou ficar preso, mas pela situação a que conduzi minha vida. Minha vida acabou, sem filhos e sem família. Tudo que construí em 35 anos acabou em 30 segundos”, disse.

HISTÓRICO
A vítima teria feito um boletim de ocorrência em 2015 contra o até então marido, que a havia ameaçado com uma faca. Naquela época, ela estaria sob medidas protetivas, porém a delegada Karine Maia esclarece que a vítima não voltou à delegacia após esse fato. “As medidas protetivas foram revogadas, e o inquérito foi remetido à Justiça com o termo de desinteresse dela. Após essa denúncia, ela nunca mais procurou a delegacia. Não tivemos mais ocorrência dela em relação a ele”, afirma a delegada.

Segundo informações da Polícia Civil, o casal, apesar de estar separado judicialmente há três anos, estava convivendo recentemente, pois havia uma disputa patrimonial entre eles – uma clínica de prótese dentária – que não teria sido resolvida durante a separação judicial.

Segundo o delegado de Homicídios, Bruno Rezende, “o autor do crime, preso em flagrante, fica à disposição da Justiça”. Também será apurado se houve ou não premeditação, em função da discussão da questão patrimonial e das ameaças já noticiadas.
 
JANAÚBA
No mesmo dia, outro caso de feminicídio foi registrado em Janaúba. Valdilene de Brito Medeiros, de 28 anos, foi morta a pauladas pelo companheiro. O assassinato ocorreu dentro da casa da vítima, na zona rural.

O crime foi presenciado pela filha da vítima, de 13 anos. Ela contou que a discussão iniciou na cozinha e que o padrasto deu um soco na mãe dela. A vítima tentou fugir correndo para a sala, mas foi derrubada pelo autor do crime no sofá, que desferiu golpes com o pedaço de madeira.

Quando viu a mãe ser agredida, a adolescente saiu da casa para pedir ajuda. Quando retornou, encontrou Valdilene caída no chão e já sem vida. Ela afirmou que o autor já não estava mais no imóvel. A PM fez buscas na região, mas o autor não foi localizado.
* Estagiária sob supervisão da editora Janaína Fonseca

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por