Invasão de casas acaba na justiça

Jornal O Norte
09/01/2006 às 09:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:27

Cerca de 41 casas do conjunto habitacional localizado no bairro Vargem Grande, sob custódia da Construtora Cros, foram invadidas por volta das 0h30 da última sexta-feira, dia 06/01. As casas fazem parte do Programa Habitar Brasil e seriam entregues pela prefeitura no próximo dia 15 de fevereiro, beneficiando famílias em situação de risco que moravam na beira do Córrego Vargem Grande. Elas seriam reassentadas tão logo essas unidades estivessem prontas.




A procuradoria jurídica da prefeitura já requereu a desocupação dos imóveis através da justiça, já que os invasores não querem deixar o local

No total, serão reassentadas 151 famílias do Vargem Grande. A prefeitura já havia transferido 39 delas para o Canelas II. Na próxima etapa, mais 41 receberiam as unidades. As casas invadidas ainda estão em fase de acabamento.

Segundo informações da polícia militar os invasores, sendo alguns de outros municípios, quebraram as portas das casas para entrar.

Na tarde da última sexta-feira, representantes da secretaria municipal de Ação Social estiveram no local na tentativa de convencer as pessoas a desocuparem as residências e se inscreverem num novo cadastro, para poderem participar dos programas habitacionais da prefeitura, mas sem êxito. 

Apesar da segurança da obra ser de inteira responsabilidade da Cros, uma vez que a construtora ainda não entregou as unidades ao município, uma equipe de Guardas Municipais esteve junto com a polícia militar no local para evitar conflitos.

A posição de absorver o pessoal em outro programa habitacional foi reforçada pelo secretário Vero Franklin (Ação Social), durante reunião realizada no próprio conjunto habitacional.

O secretário se comprometeu a estudar caso a caso, mostrando sensibilidade com a situação.  Em troca, solicitou a desocupação, para não penalizar as pessoas que já estão cadastradas há vários anos, como é o caso da família de dona Cândida Vieira Oliveira (47), que aguarda na fila, desde 2002, ao momento de realizar o sonho de ter uma moradia digna.




(Fotos: Adriano Madureira)

Viúva, a dona de casa mora há uma década com seis filhos na beira do Córrego Vargem Grande. Ela é uma das beneficiadas com a entrega das casas, no próximo dia 15 de fevereiro. 

REQUERIDA DESOCUPAÇÃO

O procurador-jurídico da prefeitura de Montes Claros, Otávio Augusto de Melo Franco informou que a Cros ajuizou, ainda na sexta-feira, medida judicial requerendo liminar para a retirada dos invasores.

O prefeito Athos Avelino lembrou que as obras no Vargem Grande estão em fase final e que existe um cadastro que deve ser respeitado.

O prefeito acrescentou que a prefeitura não está alheia ao drama das outras pessoas que necessitam de uma moradia decente, mas destacou que elas precisam se inscrever no cadastro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por