Imprudência é o principal motivo de acidentes de moto com vítimas

Jornal O Norte
09/02/2006 às 11:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:29

Gissele Niza


Repórter


onorte@onorte.net

Que as motocicletas são mais ágeis, econômicas e rápidas, todo mundo sabe. O que muitos não sabem é que o perigo está sobre duas rodas. Diariamente, centenas de acidentes são registradas em todo o país. São acidentes graves que, em sua maioria, deixam seqüelas irreversíveis.

Em Montes Claros, a realidade não é diferente do restante do país, pelo contrário, o índice de acidentes de motos com vítimas é preocupante.

De acordo com estatísticas do corpo de bombeiros, nos últimos dois anos foram registrados aproximadamente 1.000 acidentes com pessoas feridas nas ruas do município, com 13 mortes.

Em 2004 foram registrados 482 acidentes com vítimas, sendo que 7 foram fatais; em 2005 foram registrados 510 acidentes com vítimas e 5 mortes; neste ano, somente em janeiro foram registrados 26; em fevereiro, até o dia 05, oito acidentes e uma morte.

IMPRUDÊNCIA

O comandante do CB local, capitão Laércio de Oliveira Ferreira, explica que 60% dos acidentes estão ligados à imprudência e 40% à direção perigosa, ou seja, motorista alcoolizado.

- As normas de trânsito são muito claras, mas verificamos todos os dias que os condutores não respeitam a legislação. A imprudência impera entre os vários motivos dos acidentes. Podemos perceber casais que levam crianças sem capacete nas motos, o que pode resultar em uma grande perda, pois a criança desprotegida pode falecer devido a uma queda brusca – diz o comandante.

Outros fatores, como senhoras andarem de lado nas motos, motoqueiras com sandálias de salto alto e a falta de preparo e de atenção também são apontados como imprudência e responsáveis por grande parte dos acidentes pelo capitão Laércio.

- As senhoras que andam de lado nas motos estão correndo sério risco. Em uma queda, a pessoa cai para trás e, ao bater a nuca no meio fio, pode sofrer uma parada cardíaca imediata; outro fator que contraria as normas de trânsito são as sandálias de salto alto. Muitas mulheres, preocupadas com a elegância, se esquecem que, ao desobedecer as normas de trânsito, estão arriscando suas vidas – conclui Laércio.

ATENÇÃO REDOBRADA

A correria do dia a dia, ligada à falta de atenção no trânsito, também pode trazer prejuízos irreversíveis para motoqueiros imprudentes. O comandante do corpo de bombeiros alerta que é imprescindível respeitar as normas de trânsito e sempre ter atenção redobrada, pois um descuido de segundos pode acabar em tragédia:

- Muitas pessoas preocupadas em chegar rápido em seus destinos não freiam nas esquinas, não olham para os lados, apenas apertam as buzinas. Isso é um absurdo, todo condutor deve estar atento sempre, por mais que ele esteja correto. Infelizmente, existe a possibilidade de outro motorista imprudente invadir sua mão e acabar envolvendo-o em acidente. Como já afirmei, é necessário respeitar as normas de trânsito e sempre ter atenção redobrada.

MOTOTAXISTAS DESPREPARADOS

O comandante alerta também que a população deve ficar atenta aos riscos de vida que correm ao utilizarem os serviços de mototáxi, com motoqueiros que não são credenciados.

- Observamos que em muitos dos acidentes com vítimas estão envolvidos mototaxistas que não estão credenciados e muito menos preparados para trafegar pelas ruas da cidade. A população deve ficar atenta, pois os acidentes de moto são muito perigosos e ao andar com pessoas despreparadas o perigo é ainda maior – alerta Laércio Oliveira.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por