Enquete: Você acredita que as medidas no setor de segurança contribuíram para diminuir a criminalidade em Moc?

Jornal O Norte
03/01/2006 às 11:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:27

Gissele Niza


Repórter


onorte@onorte.net

Ano Novo: vida nova. Muita paz, saúde e prosperidade. Estes seriam os votos tradicionais que cada cidadão desejaria para o próximo. Mas, na 5º maior cidade de Minas Gerais, que teve um ano marcado pelo aumento da criminalidade e da violência, os montes-clarenses pedem paz e segurança.

A ousadia dos assaltantes, os homicídios, pedofilia, violência contra crianças, mulheres e idosos. Estas foram as principais manchetes nos jornais de Montes Claros em 2005.

A menos de dois meses para acabar o ano, no dia 21 de novembro, o governador do estado, Aécio Neves, esteve em Montes Claros para entregar novas viaturas e equipamentos para as polícias civil e militar, anunciou a construção de uma nova cadeia e inaugurou o Centro de internação do adolescente.

A reportagem de O Norte foi às ruas e perguntou:

- Você acredita que as medidas no setor de segurança pública contribuíram ou contribuirão para diminuir a violência e a criminalidade em Montes Claros neste novo ano?




Apesar de a polícia estar mais equipada e mais presente nas ações


ostensivas, a população ainda se sente refém dos bandidos


Das pessoas ouvidas, 75% afirmaram estar inseguras e que não acreditam que as medidas anunciadas contribuíram para diminuir a criminalidade e violência em Montes Claros. Os entrevistados sugeriram que as leis sejam cumpridas e que as pessoas de baixa renda tenham oportunidade de estudo e emprego. Confira:

"Sim. Quanto mais equipada tiver a polícia, mais inibidos os bandidos vão ficar".


Cida Dias – 30 anos – autônoma

"Não. Só a polícia não dá conta de combater a violência e a criminalidade. Os equipamentos são necessários, mas o que precisa ser feito é dar mais emprego para os desocupados".


Gildásio José Neves – 26 anos – frentista

"Não. Enquanto existir esta concentração de renda e a corrupção no país, a tendência é que a criminalidade e a violência aumentem cada dia mais. São necessárias leis severas, colocar a metade dos políticos em uma jaula e matar o resto. Aí sim, teríamos mais paz".


Cássio Ramos – 59 anos – economista

"Acredito que pode melhorar um pouco. Com mais viaturas a polícia chega mais rápido nos locais onde os bandidos agem".


Adenir Pereira Guimarães – 37 anos – mecânico

"Não. Acredito que para melhorar a segurança e combater a criminalidade em Montes Claros é preciso pagar melhores salários para os policiais e assim incentivá-los. E o principal, investir na educação".


Daniela Dias – 28 anos – estudante

"De certa forma ajuda a diminuir a criminalidade, mas o que o Estado deve fazer para combater a violência e a ação dos bandidos é oferecer oportunidades para quem não tem emprego".


Geraldo Mota – 45 anos – comerciante

"Não. A criminalidade e a violência só vão diminuir se os bandidos forem severamente punidos. Hoje bandido vai para cadeia para comer do bom e do melhor. Sou a favor da pena de morte. Bandido tem que morrer".


Juliane Teixeira – 28 anos – comerciante

"Não. Para resolver o problema da criminalidade não são necessárias apenas medidas de segurança ou equipamentos para polícia, muito pelo contrario, precisa é de justiça. O dia que existir cadeia para todos os bandidos, leis mais severas que sejam cumpridas e uma mudança no Código penal brasileiro, aí sim, podemos ter a esperança de uma cidade mais tranqüila".


Luciano Linhares Drumonnd Machado – 35 anos – gerente de posto

"Não. A impunidade é o fator que contribui para o aumento da criminalidade. Viaturas, armas e policiais não vão acabar com a violência e a criminalidade. Só teremos paz quando as leis do país forem aplicadas e os bandidos punidos".


Ademir Tolentino – 38 anos – comerciante

"Não. O Estado não está demonstrando eficiência no trabalho no que diz respeito à segurança. O efetivo da polícia deve ir para a rua realizar um trabalho preventivo, atender mais rápido às solicitações da população e tirar os bandidos da rua".


Geraldo Veloso Barbosa – 63 anos – aposentado

- Participe você também enviando a sua opinião para o jornal O Norte clicando aqui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por