Saúde

Vida pede equilíbrio

“Janeiro Branco”: campanha que tem como foco saúde mental e emocional dá início a calendário da saúde em 2023

Larissa Durães
Publicado em 18/01/2023 às 22:36.
Hospital Mário Ribeirp da Silveira vai promover palestra com o tema “A Vida Pede Equilíbrio” no próximo dia 26, às 15h (FREEPIK/JCOMP)

Hospital Mário Ribeirp da Silveira vai promover palestra com o tema “A Vida Pede Equilíbrio” no próximo dia 26, às 15h (FREEPIK/JCOMP)

“A vida pede equilíbrio”, é o tema da campanha “Janeiro Branco” do Ministério da Saúde em 2023. A intenção, é fazer com que as pessoas entendam o quanto é necessário se conscientizar sobre problemas psicológicos como a ansiedade, depressão e outras doenças ligadas à mente, ressalta a psicóloga, Cláudia Guimarães. 

“Quando a gente fala de saúde, independentemente de ser mental, e não física, a gente fala que saúde de qualidade é uma saúde com base na prevenção. Então, quando se fala em manutenção de equilibro, é ter ações de preservação para que não se tenha adoecimento mental”, explica a médica. 

Cláudia Guimarães destaca que, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental vem a ser o estado de bem-estar. 

“Por isto, a pessoa neste estado de bem-estar tem que ter a capacidade de usar as suas habilidades. Se estiver em um estado de stress, tem que ter a capacidade de se reerguer por ela mesma. Caso não consiga, tem de admitir que precisa de ajuda. Se tem a capacidade de ser produtiva, colaborar com o meio em que vive. Dentro disto tudo, uma das coisas preconizadas para a preservação e prevenção da questão da saúde mental, é o auto-conhecimento”.
 
AUTO-CONHECIMENTO
Por isto, Cláudia acrescenta que uma das questões da manutenção deste equilíbrio, “é buscar saber quem é você de fato”. 

“Para diminuir estes transtornos para todo mundo, sem distinção, como médica, passo do pressuposto de que é fundamental essa questão do auto-conhecimento. Porque quando você se conhece, esse ‘auto se conhecer’ só ajuda no dia a dia”, ressalta.

De acordo com a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira sofrem de depressão, um total de 11,5 milhões de casos. O índice é o maior na América Latina e o segundo maior nas américas, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram 5,9% da população com o transtorno e um total de 17,4 milhões de casos.

Cláudia só lamenta que, para muitos, a depressão, os vícios, as iras, os silêncios, ainda sejam vistos como “mimimi e charme e não como doenças que devem ser tratadas e curadas através da ajuda de um profissional como um psicólogo ou psiquiatra, dependendo do grau de dano causada a si mesmo pelo paciente”, ressalta. 

Para diminuir os danos mentais e físicos, Cláudia aconselha “buscar esse alto conhecimento através de ajuda, quando não se consegue sozinho”, avisa. 

O Hospital Mário Ribeira da Silveira vai promover palestra com o tema “A Vida Pede Equilíbrio” no próximo dia 26, às 15h, com as seguintes convidadas: psiquiatra Dra. Mariane e psicólogas Alana Gândara e Ana Paula Fernandes. Nos demais hospitais, somente programação interna e cartazes espalhados para recordar a data.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2023Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por