saúde

Varíola dos macacos: Minas contabiliza 216

Gabriel Rezende (Jornal Hoje em Dia)
Publicado em 23/08/2022 às 22:25.

Minas Gerais registrou 10 novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox) nas últimas 24 horas, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).  

Com a atualização, sobem para 216 as confirmações da doença no Estado. No informe anterior, divulgado nessa segunda (22), eram 206..

Conforme o balanço atual, existem 516 casos em investigação — 537 foram descartados. Segundo a SES-MG, casos em investigação se referem à soma dos classificados como suspeitos e dos prováveis.

As análises de possíveis casos de Monkeypox são feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Uma única morte foi registrada em Minas, até o momento, ocorrida em 28 de julho. Trata-se de um paciente de 41 anos residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas, na região Central.

Na última semana, o Estado registrou o primeiro caso da doença em mulheres. A paciente de 26 anos é puérpera (possui filho recém-nascido).  

Os demais casos confirmados são de homens com idades entre 21 e 61 anos.  
 
Sintomas
Os sintomas mais comuns para a doença são, febre, lesões na pele, ínguas, dores no corpo, calafrios, fadiga e dor de cabeça.  

As pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade de saúde e informar sobre contatos próximos para acompanhamento i isolamento social.  

Assim como na Covid-19, o uso de máscara e higienização das mãos é recomendado como medida de prevenção.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por