Saúde

Vacinas para Covid e meningite já disponíveis

Superintendência de Saúde repassa doses a 54 cidades; veja quem pode ser imunizado

Da Redação
Publicado em 27/07/2022 às 01:58.
Foram repassadas aos municípios entre 9 mil e 10 mil doses de meningocócica C para aplicação em trabalhadores da saúde. (LETÍCIA NUNES)

Foram repassadas aos municípios entre 9 mil e 10 mil doses de meningocócica C para aplicação em trabalhadores da saúde. (LETÍCIA NUNES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está disponibilizando o uso temporário da vacina meningocócica C (conjugada) contra meningite para o público não vacinado, na idade entre 5 e 10 anos, e profissionais atuantes em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.  

Na segunda-feira, a Superintendência Regional de Saúde repassou aos municípios entre 9 mil e 10 mil doses de meningocócica C para aplicação em trabalhadores da saúde. O quantitativo corresponde a 30% dos profissionais de saúde que devem ser imunizados. 

A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) repassou também, mais de 58,3 mil doses de vacinas contra a covid e meningite para os 54 municípios que integram a sua área de atuação. Ao todo são 48 mil 653 doses de vacinas da Astrazeneca e da Pfizer para aplicação em adultos e crianças. 

O imunizante é indicado em duas doses, aos 3 e 5 meses de idade e um reforço, preferencialmente, aos 12 meses. Se até dez anos não tiver sido vacinada, deve tomar uma dose da meningocócica C.

A referência técnica da rede de frio da SRS de Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido explica que a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de que em crianças com idade de 3 e 4 anos deve ser administrada a vacina Coronavac. Os municípios devem manter estoque para aplicação da segunda dose 28 dias após a 1ª. 

Apesar da faixa etária de maior risco ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. Por isso a necessidade de controlar a doenças em outras faixas etárias, mantendo altas coberturas vacinais e, com isso, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas e óbitos. 
 
“VACINA É EFICAZ”
“Dados estatísticos mostram uma maior necessidade de cobertura vacinal entre as crianças e adolescente, conforme já se sabe. O aconselhamento é vacinar o maior número de pessoas nessa faixa etária e, havendo disponibilidade do imunógeno, estender aos adultos jovens ou mesmo em outras faixas etárias. Pois, a vacina é segura e eficaz!!!”, comentou o infectologista João dos Reis Canela.

Outras 730 doses de vacinas Coronavac foram repassadas a 12 municípios para aplicação da 1ª dose em crianças de 3 e 4 anos. Para esse público, os municípios já possuíam estoque de 21.240 doses.

Os municípios que tem estimativa de vacinar maior quantidade de trabalhadores da saúde são: Montes Claros (14 mil 251); Janaúba (2 mil 303); Bocaiúva (1 mil 234) e Salinas (1 mil 044).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por