CAMPANHA NACIONAL

Vacinação contra gripe e sarampo começa na segunda-feira

Larissa Durães
01/04/2022 às 00:52.
Atualizado em 01/04/2022 às 09:55
 (divulgação)

(divulgação)

Mais de 8,2 milhões de pessoas estão incluídas nos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe em Minas Gerais. A campanha que começa na próxima segunda-feira inclui ainda a proteção contra o Sarampo para trabalhadores na área da Saúde. No Norte de Minas, estimativa é de que a ação abranja quase 750 mil pessoas. 

Nos 54 municípios que compõem a área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) está concentrado o maior público- alvo a ser imunizado contra a gripe: 395.210 pessoas. 

A campanha vai até 3 de junho nos postos de vacinação e em 30 de abril haverá um mutirão de incentivo. No caso da convocação para imunização contra a gripe, o objetivo da ação é reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus Influenza. 

Este ano, a campanha terá duas etapas. De acordo com o cronograma, a primeira fase vai até 30 de abril e será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde. 

Em todo o país, a estimativa do Ministério da Saúde é de que 76,5 milhões de pessoas precisam ser vacinadas. Para isso, serão distribuídas 80 milhões de doses de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo. 

A Coordenadora de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Agna Soares da Silva Menezes, lembra que todos os anos a formulação da vacina da gripe é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas dos vírus que estejam circulando no país. Por isso, mesmo quem foi vacinado em 2021 precisa retornar às unidades de saúde para nova dose. “Neste ano, a nova formulação da vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.”, explica Agna. 

A gestora diz que a meta é vacinar 90% dos públicos alvos de cada grupo prioritário contra a gripe e 95% das crianças e trabalhadores da saúde contra o sarampo. “As salas de vacinas de todos os municípios vão funcionar, inclusive em horários especiais”, avisa. 

Quem não perde uma campanha de vacina contra a gripe é a professora aposentada Rosa Terezinha, de 81 anos. Ela conta que mesmo os agentes de saúde podendo atender em domicílio, se chamados, prefere ir até o posto. “Vou desde que começaram as campanhas. Aproveito para levar o meu esposo, hoje com 94 anos, para se movimentar”, diz, ressaltando os benefícios. “Nem lembro qual foi a última vez que fiquei gripada”. 

Nos últimos três anos foram notificados 30.017 casos de sarampo no Brasil. Mãe de três crianças, Bruna Casasanta levará os filhos ao posto. diz que não perde a oportunidade de vacinar os seus filhos por nada. “A caderneta dos meninos é toda completa”. 

Quem deve se vacinar e quando
De 4/04 a 2/05 - idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.

3/05 a 3/06 - crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; indígenas; professores; quem tem comorbidades; deficientes físicos permanentes; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; detentos; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por