Todos por Diogo

Criança conta com solidariedade para adquirir cadeira de rodas motorizada

Jornal O Norte
04/04/2017 às 10:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:58


Diogo tem atrofia muscular espinhal e espera a colaboração da sociedade para ajudá-lo na compra da cadeira motorizada

 

 

Christine Antonini
Repórter

A redação de O Norte recebeu novamente uma história de criança montes-clarense que está precisando da solidariedade de toda a população – a campanha “Todos por Diogo”. Diogo Silva, com treze anos de idade, tem atrofia muscular espinhal – em que os músculos começam a perder os movimentos e os membros do corpo atrofiam, causando, a paralisia generalizada. Hoje, Diogo utiliza cadeira de rodas para poder se locomover, mas agora está precisando de uma cadeira de rodas motorizada, que dependendo do modelo, pode chegar a custar R$3 mil.  

Gilda da Glória Silva, mãe de Diogo, teve que deixar de trabalhar para se dedicar integralmente ao filho. Segundo ela, a gestação foi tranquila como na gravidez da primogênita. Porém, quando o menino estava com dois anos de idade, a família começou a perceber algumas características de que algo não estava certo.

- Ele demorou muito a sentar, não tinha muita firmeza na coluna. Mas quando ele começou a andar é que percebemos que não estava bem, pois caia muito, não tinha força. Levamos o Diogo em diversos médicos aqui em Montes Claros, mas nenhum deles sabia dizer o que era. Só conseguimos o diagnóstico em Belo Horizonte, onde descobrimos que ele nasceu assim, mas os sintomas demoram a aparecer – explica a Gilda.

PERSPECTIVA DE VIDA
Quando Diogo foi diagnosticado, os médicos deram a ele perspectiva de vida de seis anos, pois a doença também dificulta a deglutição e sucção. As pernas tendem ser mais fracas que os braços, apresentando ainda dificuldades para se alimentar, aumento na susceptibilidade a infecções respiratórias persistentes e acúmulo de secreções nos pulmões e garganta. Agora o menino está perdendo as forças dos braços e não consegue mais locomover sozinho na cadeira de rodas, por isso a necessidade do transporte elétrico.

- Eu já dependo da minha mãe para fazer tudo por mim. É muito ruim ter que pedir ela: “mãe quero ir à sala, agora quero ir lá fora”. É pior ainda na escola. Tenho que pedir ajuda aos meus amigos e professores. E como minha mãe não trabalha, fica mais difícil conseguir comprar a cadeira de rodas motorizada – diz Diogo, que está no oitavo ano do ensino fundamental.

Para contribuir com a campanha, a pessoa pode depositar o valor que puder na conta poupança da Caixa Econômica Federal - Agência: 0132; Operação: 013; Conta: 00067245-9.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por