Teste rápido capaz de identificar a zika em qualquer ambulatório

_

Jornal O Norte
09/11/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:44

Um ano após o anúncio da emergência pelo vírus da zika, um teste rápido capaz de diagnosticar a zika em qualquer ambulatório acaba de ser liberado para produção pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O kit diagnóstico identifica o vírus no sangue de quem tem ou já teve a doença em cerca de 20 minutos. O teste foi desenvolvido em uma parceria entre a Fiocruz Biomanguinhos e a empresa norte-americana Chembio, e pode estar disponível na rede pública em um mês, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Até setembro, o Brasil tinha registrado 1,4 milhões de casos suspeitos de dengue, 236 mil casos prováveis de febre de chikungunya e 200,4 mil, de zika.

IMUNIDADE
Agora, a Fiocruz pode fazer uma avaliação de qual o percentual da população que já tem alguma imunidade. A fundação teria capacidade para produzir imediatamente e entregar para o sistema de saúde em um mês. Ou seja, o Brasil vai poder dizer algo que é fundamental, determinar os casos que são ou não zika.

No final de outubro, o ministério da Saúde anunciou a compra de 3,5 milhões de kits diagnósticos rápidos para zika produzidos pelo laboratório Bahiafarma, ao custo de R$ 34 cada. O teste produzido pela Fiocruz tem um custo mais baixo que o da Bahiafarma.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por