SAÚDE

Teleconsultorias clínicas SUS chegam ao Norte de Minas

DA REDAÇÃO
Publicado em 10/06/2024 às 19:58.
Objetivo é garantir um cuidado mais efetivo e oportuno aos usuários do SUS (SES/ DIVULGAÇÃO)

Objetivo é garantir um cuidado mais efetivo e oportuno aos usuários do SUS (SES/ DIVULGAÇÃO)

A macrorregião de saúde do Norte de Minas irá a partir do segundo semestre deste ano, implementar a primeira etapa do projeto de teleconsultoria clínica. Trata-se de oferta de 16,6 mil teleconsultorias no prazo de doze meses com o objetivo de identificar e acompanhar precocemente usuários do Sistema Único de Saúde – (SUS) em situação de alto risco, garantindo um cuidado mais efetivo e oportuno.

O projeto ocupa a segunda colocação entre as oito macrorregiões do estado que implementarão a primeira etapa do projeto, para 86 municípios do Norte de Minas. Com a implementação do projeto a SES-MG espera ampliar a cobertura de municípios com acesso à teleconsultoria; capacitar profissionais dos municípios visando um atendimento qualificado e humanizado dos usuários do SUS; ofertar 130 mil teleconsultorias para os serviços de atenção primária à saúde, abrangendo as seguintes especialidades: ginecologia; obstetrícia; mastologia; pediatria; endocrinologia; dermatologia; ortopedia; urologia; reumatologia; proctologia; cardiologia; neurologia; pneumologia; gastroenterologia; nefrologia e geriatria.

Outras especialidades poderão ser acrescentadas, dependendo da necessidade assistencial dos municípios e da capacidade de oferta dos núcleos de teleconsultoria das instituições parceiras da SES-MG.

João Alves Pereira, coordenador de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) explica que “A região tem população superior a 1,6 milhão de habitantes e a inserção do Norte de Minas no projeto possibilitará à SES-MG reforçar as ações de integração dos serviços de atenção primária e especializada, trabalho este que já vem sendo foco de ações por meio do Projeto Saúde em Rede”, completa o coordenador.

Para a implementação da primeira etapa do projeto, com duração de doze meses, serão contempladas as macrorregiões de saúde que definiram a linha de cuidado materno infantil como prioridade no Planejamento Regional Integrado – (PRI); a macrorregião piloto do Projeto Saúde em Rede; a macrorregião Centro, que se caracteriza como referência estadual de média e alta complexidade para a linha materno infantil e as macrorregiões cujos indicadores relacionados à linha de cuidado materno infantil apresentam resultados mais críticos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por