Logotipo O Norte
Sábado,27 de Dezembro
saúde

SRS de MOC começa distribuição das vacinas contra gripe

Distribuição de 32 mil doses da vacina contra influenza para 54 cidades sob sua jurisdição

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 31/03/2025 às 19:00.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou na última segunda-feira (31), o repasse de 32 mil doses de vacinas contra a gripe influenza para 54 municípios que integram a sua área de atuação. A campanha de vacinação começa no dia 7 de abril com estimativa de alcançar 436 mil 123 pessoas residentes na área de jurisdição da SRS. A meta do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal de 90% do público alvo.

Ao todo, a primeira remessa de vacinas repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aos municípios soma 640 mil doses para o início da campanha de vacinação. A vacina que está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é a trivalente que protege contra três cepas diferentes do vírus influenza, responsáveis pela maioria dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave: H1N1; Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Pelo fato de terem maior número de habitantes, na área de atuação da SRS de Montes Claros os municípios que receberão a maior quantidade de imunizantes são: Montes Claros (11.700 doses); Janaúba (2,5 mil); Bocaiuva e Salinas (1,2 mil doses para cada localidade); Porteirinha (1,1 mil); Jaíba (980); Taiobeiras (950); Coração de Jesus (900); Espinosa (880); Monte Azul (800); Francisco Sá e Rio Pardo de Minas (750 doses para cada município) e São João do Paraíso (610).

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros explica que “a partir deste ano a vacinação contra a gripe passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de seis anos; idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como estratégia especial para os grupos prioritários, tendo como meta a redução da sobrecarga nos serviços de saúde e das complicações causadas nas pessoas mais vulneráveis, incluindo internações hospitalares e óbitos”.

Joyce Cordeiro de Souza Ferreira, Enfermeira da sala de Vacinas do campus Amazonas Funorte explica que a vacina da Influenza, mais conhecida como a da gripe, é de suma importância para os grupos prioritários. “Ela deve ser administrada todo ano, para o período de maior circulação do vírus, com isso evitando a disseminação do vírus, e também reduzindo o número de internações e complicações mais graves. Quem não toma a vacina anualmente pode sofrer complicações mais severas, hospitalização e até a morte”, diz.

Em Minas Gerais a estimativa é de que mais de 9,4 milhões de pessoas compõem o público prioritário para a vacinação.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por