
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou na última segunda-feira (31), o repasse de 32 mil doses de vacinas contra a gripe influenza para 54 municípios que integram a sua área de atuação. A campanha de vacinação começa no dia 7 de abril com estimativa de alcançar 436 mil 123 pessoas residentes na área de jurisdição da SRS. A meta do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal de 90% do público alvo.
Ao todo, a primeira remessa de vacinas repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aos municípios soma 640 mil doses para o início da campanha de vacinação. A vacina que está sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), é a trivalente que protege contra três cepas diferentes do vírus influenza, responsáveis pela maioria dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave: H1N1; Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Pelo fato de terem maior número de habitantes, na área de atuação da SRS de Montes Claros os municípios que receberão a maior quantidade de imunizantes são: Montes Claros (11.700 doses); Janaúba (2,5 mil); Bocaiuva e Salinas (1,2 mil doses para cada localidade); Porteirinha (1,1 mil); Jaíba (980); Taiobeiras (950); Coração de Jesus (900); Espinosa (880); Monte Azul (800); Francisco Sá e Rio Pardo de Minas (750 doses para cada município) e São João do Paraíso (610).
Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros explica que “a partir deste ano a vacinação contra a gripe passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses a menores de seis anos; idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como estratégia especial para os grupos prioritários, tendo como meta a redução da sobrecarga nos serviços de saúde e das complicações causadas nas pessoas mais vulneráveis, incluindo internações hospitalares e óbitos”.
Joyce Cordeiro de Souza Ferreira, Enfermeira da sala de Vacinas do campus Amazonas Funorte explica que a vacina da Influenza, mais conhecida como a da gripe, é de suma importância para os grupos prioritários. “Ela deve ser administrada todo ano, para o período de maior circulação do vírus, com isso evitando a disseminação do vírus, e também reduzindo o número de internações e complicações mais graves. Quem não toma a vacina anualmente pode sofrer complicações mais severas, hospitalização e até a morte”, diz.
Em Minas Gerais a estimativa é de que mais de 9,4 milhões de pessoas compõem o público prioritário para a vacinação.