saúde

Setembro amarelo: MOC ganha cartilha

Psicóloga lança manual gratuito de prevenção ao suicídio para empresas da cidade

Leonardo Queiroz
Publicado em 08/09/2022 às 21:22.
“Por ser um tema ainda considerado tabu, muitos (empresários) não sabem onde buscar conteúdo e nem como passá-lo á população em geral”, destaca a psicóloga Renata Barbosa, idealizadora da cartilha. (LEONARDO QUEIROZ)

“Por ser um tema ainda considerado tabu, muitos (empresários) não sabem onde buscar conteúdo e nem como passá-lo á população em geral”, destaca a psicóloga Renata Barbosa, idealizadora da cartilha. (LEONARDO QUEIROZ)

Comemora-se neste sábado (10) o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A conscientização pela vida ganha força com a campanha Setembro Amarelo. Para chamar a atenção sobre o assunto, a psicóloga montes-clarense Renata Barbosa lança nesta sexta-feira (9) uma cartilha sobre o tema e que será disponibilizada, de forma gratuita, a colaboradores de empresas da cidade. 

A impressão será distribuída, também, ao público em geral. 

Renata Barbosa conta que a ideia de produzir a cartilha surgiu após conversas com empresários da região, que viam a importância de apoiar a luta do Setembro Amarelo. 

“Queremos levar informação de alguma forma aos colaboradores das empresas e clientes. Entretanto, por ser um tema ainda considerado tabu, muitos (empresários) não sabem onde buscar conteúdo e nem como passá-lo”, destaca. 

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil são registrados em média 14 mil casos de suicídio por ano, ou seja, 38 casos por dia. 

“Muitos têm a ideia de que uma tentativa só acontece com pessoas desconhecidas, com algum problema mental grave ou sem apoio. Na verdade, uma tentativa pode acontecer vinda de qualquer um de nós, em um momento de desespero onde a dor parece insuportável e inacabável, sem achar outra solução a morte parece a única saída para acabar com esse sofrimento. Por isso a informação é nossa maior arma. Ninguém está livre de passar por isso. Ter conhecimento do que fazer e como procurar ajuda pode ser a diferença nesse momento tão difícil. É importante lembrar que por mais angustiante seja uma situação sempre haverá outra saída”, ressalta a psicóloga. 

A história de Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos de idade em setembro de 1994, foi a inspiração para a Campanha Setembro Amarelo. Fitas amarelas representam o símbolo da campanha adotada em 2015 no Brasil.Mike tinha um carro amarelo e no dia do seu velório, amigos e os pais distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais. 

Serviço:
Lançamento da cartilha: virtualmente pelo Instagram @psicologarenatabarbosamoc
Data: 10/09/22, às 19 horas 
Mais informações, consultório de Psicologia Renata Barbosa Rua Dr. Veloso, 354, 3° andar, sala 303. 
WhatsApp (38) 998046187

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por