
De um total de 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, 24 já estão utilizando o serviço de teleconsultoria clínica como estratégia para fortalecer a integração dos serviços de Atenção Primária à Saúde com a Atenção Especializada. A iniciativa, que começou a ser implementada em setembro de 2024, inicialmente contemplando 465 municípios de oito macrorregiões de saúde do Estado, envolve o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“A teleconsultoria clínica possibilita aos profissionais de saúde dos municípios esclarecer dúvidas na condução de casos mais complexos; compartilhar cuidados que não atendem aos critérios de risco para a atenção ambulatorial e a agilização dos atendimentos nos serviços especializados”, explica Aleuza Alquimim, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde na SRS Montes Claros.
Com a incorporação da teleconsultoria no fluxo assistencial do atendimento especializado, o Projeto possibilita a discussão de casos entre profissionais de saúde por meio de tecnologias digitais, esclarecendo dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relacionadas aos processos de trabalho.
Com a troca de mensagens entre os serviços de atenção primária dos municípios e médicos especialistas, num prazo de até 72 horas os profissionais esclarecem dúvidas sobre a condução de casos clínicos e a tomada de decisões nos serviços de atenção primária, o que contribui para a redução de encaminhamentos de pacientes a serviços de atenção especializada.
“Essa inovação visa reduzir os encaminhamentos desnecessários e, com isso, possibilitar o fortalecimento da resolutividade nos serviços de atenção primária à saúde. Consequentemente, isso contribui para o incremento da educação permanente dos profissionais da atenção primária”, reforça Aleuza Alquimim.
Ainda de acordo com a referência técnica da Superintendência Regional de Saúde, o projeto de teleconsultoria clínica “possibilita a identificação, o manejo e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais da atenção primária juntamente com médicos especialistas, promovendo a inovação digital nos serviços municipais de saúde”.
Para suporte aos atendimentos das demandas dos municípios, atualmente o Projeto oferta atendimentos nas seguintes especialidades: angiologia; cardiologia; clínica médica; coloproctologia; dermatologia; endocrinologia; enfermagem geral e de feridas; fisioterapia; fonoaudiologia; gastroenterologia; geriatria; ginecologia; hematologia; infectologia; mastologia; medicina de família e comunidade; medicina fetal; nefrologia; obstetrícia; odontologia; ortopedia; pediatria; psicologia adulto; pneumologia; psiquiatria; reumatologia; terapia ocupacional e urologia.
RESULTADOS
Entre setembro de 2024 e junho deste ano os municípios da área de atuação da SRS Montes Claros já encaminharam 837 demandas por meio do Projeto de Teleconsultoria Clínica. No mês passado os três municípios da área de atuação da SRS que mais utilizaram o serviço de teleconsultoria clínica foram: Salinas (268 consultas); Montes Claros (239) e Taiobeiras (146).
Os demais municípios que já estão utilizando o serviço são: Bocaiúva; Botumirim; Curral de Dentro; Francisco Sá; Glaucilândia; Grão Mogol; Guaraciama; Jaíba; Janaúba; Joaquim Felício; Juramento; Lagoa dos Patos; Mato Verde; Monte Azul; Montezuma; Ninheira; Nova Porteirinha; Rio Pardo de Minas; São João do Pacuí; Vargem Grande do Rio Pardo e Verdelândia.