Saúde

Reflexos da pandemia em crianças e jovens

Evento vai discutir vulnerabilidade e violações de direito agravados nos últimos dois anos

Larissa Durães
Publicado em 30/11/2022 às 21:44.
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Buscando promover ampla mobilização social para avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para elaborar ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto de pós-pandemia, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Montes Claros (CMDCA) realizará um evento na próxima terça-feira (6).

A XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente será no auditório da Amams.

As discussões terão cinco eixos temáticos: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pan-dêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia; ampliação e consolidação da participação de jovens nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, considerando o cenário pandêmico; e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para esse público.
 
PROBLEMAS PÓS-PANDEMIA
Para a presidente doCMDCA de Montes Claros, Karine Neves Dias, o evento ganha importância diante da necessidade de se sanar ta vulnerabilidade e a violação de direito para as crianças e adolescentes agravadas nos últimos tempos. 

Karine Neves Dias, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (ARQUIVO PESSOAL)

Karine Neves Dias, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (ARQUIVO PESSOAL)

“A pandemia trouxe várias consequências, como maus tratos, abuso, exploração sexual. A maioria era descoberto, denunciado na escola. Como as crianças ficaram muito tempo fora da escola, isso foi acobertado. Então esses são problemas e situações que a pandemia nos trouxe”, destaca Karine. 

A conferência acontece de dois em dois anos, estipulada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e serve para fomentar essa análise de como andam as questões das crianças e adolescentes no Brasil.  

“Especialmente este ano é com foco nos direitos humanos em tempos de pandemia. A promoção de garantias de direitos no contexto pandêmico, a vulnerabilidade resultante da pandemia por Covid-19”, esclarece a presidente da CMDCA. 

Esse evento é muito esperado pela comunidade que trabalha com crianças e adolescentes. Especialmente este ano o Conselho Municipal daqui de Montes Claros, está trazendo o ícone do Direito da Criança e do Adolescente no Brasil, Doutor Murillo José Digiácomo. 

“Por isto estamos esperando uma riqueza nessa conferencia, com análise, propositura de serviços, de programa que venha amenizar essas mazelas que a pandemia agravou”, frisa a Karine. A presença do especialista de acordo com a presidente, servirá para orientar em como trabalhar, em como enfrentar essas violações, essas vulnerabilidades resultantes da pandemia. 

Também estarão presentes para falarem cada um sobre um eixo, além do Doutor Murillo Digiácomo, o promotor regional, Doutor Danniel Librelon Pimenta, representante do delegado da receita federal, Doutor Gilmar Medeiros, e Ana Nunes, assistente social e perita da Justiça federal.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por