Logotipo O Norte
Terça-Feira,26 de Novembro

Projeto para usuários do SUS

Clínica escola oferece atendimentos gratuitos em outras áreas em Montes Claros

Jornal O Norte
17/05/2017 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:01

A Clínica de Especialidades Médicas - Cemed é uma instituição que oferece atendimento social para a comunidade. Agora com novidades no ambulatório para a área de neurologia e para portadores de distúrbios de movimento como Parkinson, tremores e distonias. O projeto inédito desenvolvido pela dra. Darclée Antunes Maciel, neurologista, e dr. Gustavo Veloso Lages, neurocirurgião funcional, teve início há duas semanas. O objetivo é captar os pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde para atendimentos no ambulatório. O médico neurocirurgião, especializado no tratamento da dor e do distúrbio do movimento, Gustavo Veloso fala da importância do projeto.

- O projeto é ideia da dr. Darclée e o objetivo é captar os pacientes do SUS, é um ambulatório exclusivamente do SUS. São atendidos pacientes que têm patologias com qualquer tipo de dor crônica e refratária, ou seja, de difícil controle, além de pacientes que têm algum distúrbio de movimento ou patologias sequelares que geram espasmos musculares e a rigidez, que seriam os casos das sequelas de AVC.

Gustavo Veloso destaca que o diferencial do projeto é o acesso às subespecialidades em varias áreas médicas.

- O que tentamos fazer é algo inédito aqui no norte de Minas. Seria ter ao mesmo tempo e no mesmo local um cirurgião e um neurologista, ambos especializados nessas patologias e que tivessem também esse acesso à subespecialidades como fisioterapia, psicologia, psiquiatria, ou seja, o paciente é avaliado de uma maneira multidisciplinar - destaca o especialista em tratamento da dor.

Darclée Antunes Maciel, médica neurologista ressalta que o projeto é voltado aos alunos da faculdade de medicina e também para a comunidade.

- É um projeto de extensão e pesquisa voltado aos alunos da faculdade de medicina e, dentro desse projeto, ocorre o atendimento a pacientes do SUS. Então, o projeto foi aprovado na grade extracurricular para os alunos da faculdade de medicina - ressalta.

- O nosso objetivo será oferecer a possibilidade de atendimento multidisciplinar incluindo futuramente fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outras especialidades médicas, nutricionistas, psicólogos etc. De acordo com a necessidade de cada paciente - conclui Darclée Antunes.

No próximo mês acontece a primeira palestra de apresentação do projeto para os médicos da atenção primária em Montes Claros e, posteriormente, será estendida para os municípios vizinhos.

(Texto produzido pela estagiária Lucimery Lopes sob supervisão do editor

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por