Saúde

Procura por proteção contra poliomielite na região é baixa

Público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos

Alexandre Fonseca
Publicado em 10/08/2022 às 21:57.
Meta vacinal estipulada pela Secretária de Saúde montes-clarense é de 95% do público alvo (Agência Brasil)

Meta vacinal estipulada pela Secretária de Saúde montes-clarense é de 95% do público alvo (Agência Brasil)

Está sendo considerada baixa a procura, pela população, por postos de saúde para atualização do calendário vacinal. 

Acompanhando o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Montes Claros lançou a campanha contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, e também a de multiva-cinação, para regularização do esquema de proteção. A ação acontecerá até 9 de setembro. 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, aproximadamente 40 mil postos de saúde em todo país estarão disponíveis para a atualização da caderneta de vacinas.

A meta vacinal estipulada pela Secretária de Saúde da cidade é de 95% do público alvo, porém, até o momento, a cobertura é de 75%; sendo esse número ainda pior entre os adolescentes. A professora de português, Maria Cléia Durães Cardoso, mãe da adolescente de 15 anos, Maria Alice Lopes Cardoso, comenta que levará a filha para averiguar e, se preciso, regularizar sua situação vacinal. “Preocupo-me, sim, uma vez que sabemos que é a melhor forma de imunização. Além disso, é importante regularizar o cartão de vacinação dos adolescentes, pois, como não são mais crianças, muitas vezes não os levamos tão constantemente à pediatras que nos relembrem dessa importância”, diz. 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Imunização de Montes Claros, Aline Lara, ressalta que o principal objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacina da população, principalmente daqueles que não têm certeza de como anda a atualização dos esquemas vacinais. 

“Aquelas pessoas que não têm cartão de vacina podem também procurar uma unidade de saúde pra verificar o estado vacinal e iniciar um esquema se for necessário. Importante a gente ressaltar que mesmo as crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias que estão com o cartão de vacina completo precisam receber a dose da gotinha, que é a vacina contra a paralisia infantil”, relembra a coordenadora. 
 
Tipos de vacina
Segundo o Ministério da Saúde, o Calendário Nacional de Vacinação da criança e adolescente é composto por 18 tipos de vacina. As vacinas disponíveis para crianças são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas de HPV (Papilomavírus Humano), dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocóci-ca ACWY.

As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea na população a partir de três anos de idade.

Em relação a campanha contra o vírus da poliomielite (paralisia infantil), o público alvo é o das crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14.3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por