As unidades básicas de saúde em todos os municípios do País têm 60 dias para adotar o prontuário eletrônico. Com o mecanismo digital, todos os serviços de saúde da cidade poderão acompanhar o histórico, os dados e resultado de exames dos pacientes, além de verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde. A ação tem como objetivo melhorar o atendimento ao cidadão.
A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal para a base nacional permite, ainda, que o ministério da Saúde verifique, on-line, como está sendo investido cada real do SUS na saúde do brasileiro.
VANTAGENS
A plataforma digital permite o acompanhamento do histórico médico do paciente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo ganho na qualidade e na gestão da Atenção Básica para o gestor, para os profissionais de saúde e ao cidadão. O prontuário vai permitir eficiência, transparência, economia, como na consulta a exames e na oferta de medicamentos, e permitirá que o cidadão seja o fiscal do Sistema Único de Saúde.
Até 10 de dezembro, mais de 50% dos brasileiros terão seu atendimento verificado no sistema de controle do ministério da Saúde, para que seja atingido o objetivo da informatização dos mecanismos de controle de cada real do SUS, destacou o ministério da Saúde, acrescentando que “está preparado para apoiar os municípios que encontrarem dificuldades na implantação do prontuário eletrônico”. Atualmente, 76% das unidades básicas de saúde ainda registram o histórico do paciente em papel.