_
Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, doença que corresponde a 25% dos casos de câncer diagnosticados em mulheres por ano. Em 2012, segundo dados da OMS, 1,7 milhão de pessoas foram afetadas. No Brasil, de acordo com o Inca - Instituto Nacional do Câncer 57.960 novos casos devem ocorrer em 2016.
O que muitas pessoas não sabem é que, apesar de afetar majoritariamente as mulheres, o câncer de mama também pode atingir pessoas do sexo masculino. Pelo fato de a glândula mamária masculina ser geralmente atrofiada, com baixa produção de hormônios femininos, cerca de 1% dos casos é diagnosticado em homens.
PARTICULARIDADES
Segundo Marcelo Bello, diretor médico do Inca, o câncer que atinge homens e mulheres é basicamente o mesmo, mas no caso deles há algumas particularidades: devido à demora no diagnóstico, 72% dos casos são identificados já nos estágios 2 e 3.
- Pelo fato de não ser uma doença comum, o homem não tem o hábito de olhar para as suas mamas. Normalmente, quando ele descobre, o câncer já está evoluído - afirma.
Em 2013, segundo o Inca, 181 homens morreram com a doença no Brasil.