saúde

MOC alinha ações para acompanhar vacinações privadas

23 estabelecimentos privados de saúde em Montes Claros registraram 8.806 doses neste ano

Da Redação
Publicado em 16/07/2025 às 19:00.
Regional de Montes Claros alinha ações com municípios para acompanhamento de vacinações em estabelecimentos privados (SRS Montes Claros)
Regional de Montes Claros alinha ações com municípios para acompanhamento de vacinações em estabelecimentos privados (SRS Montes Claros)

As coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou na última semana, reunião com referência de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, com o objetivo de alinhar ações voltadas para a melhoria das coberturas vacinais. O foco do trabalho, que envolve referências técnicas de imunização e autoridades sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), objetiva o acompanhamento periódico dos serviços privados de vacinação humana, entre eles clínicas, drogarias e farmácias. 

Levantamento realizado pela Superintendência Regional de Saúde constatou que, neste ano, 23 estabelecimentos privados de saúde, sediados em Montes Claros e que são registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), realizaram o lançamento de 8.806 doses de vacinas no novo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). 

“Como Montes Claros possui a gestão plena dos serviços de saúde, há necessidade das coordenações de vigilância em saúde e de imunização acompanharem o trabalho de vacinação realizado por farmácias, drogarias e clínicas, a fim de que o município tenha condições de ter uma avaliação da realidade das coberturas vacinais. A partir desse conhecimento, o município terá condições de definir estratégias mais assertivas para alcançar maiores percentuais de coberturas vacinais, levando em conta a realidade dos públicos alvos previamente definidos”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros. 

O funcionamento de estabelecimentos privados de vacinação humana está disposto na Lei 14.675, publicada em 2023, e na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 197 da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). As duas normativas estabelecem os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços, destacando a obrigatoriedade do registro de informações referentes às vacinas administradas nos sistemas oficiais definidos pelo Ministério da Saúde, visando garantir a rastreabilidade das vacinas aplicadas e a consolidação de dados nacionais de imunização.

Nesta quinta-feira (17), a Superintendência Regional de Saúde realizará nova reunião visando alinhar com secretarias municipais de saúde da sua área de abrangência, o acompanhamento das ações de vacinação realizadas por estabelecimentos privados. O encontro reunirá referências técnicas dos municípios de Bocaiúva, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Janaúba, Porteirinha, Salinas, São João do Paraíso e Taiobeiras, que possuem estabelecimentos privados de vacinação humana registrados no CNES. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por